Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O brasileiro é um povo sem memória – por Armando Lopes Rafael


   Algum de vocês ainda se lembra daquele bispo católico que, em 2007, fez uma greve de fome, alertando para a preservação do Rio São Francisco? Há doze anos, Dom Luís Flávio Cappio, ainda hoje Bispo Diocesano de Barra (BA) denunciou: o chamado Rio da Integração Nacional passava por inúmeros problemas ambientais, incluindo o assoreamento resultando aquele curso de água ficar, a cada dia que passa, mais raso. Dom Flávio Cappio dizia que o projeto faraônico (hoje também comprovado: projeto corrupto destinado a fornecer propinas para figurões políticos que usufruiam do poder) projeto da transposição das águas do Rio São Francisco corria o risco de naufragar devido ao pouco volume de água.

     Dom Flávio Cappio tinha razão. Naquele ano a “petralha” ainda tinha força e manipulava a opinião pública. Petistas e puxa-sacos de plantão caíram em cima do Bispo que sofreu toda espécie de ataques. Muitos escreveram que Dom Cappio era um desumano, que não queria dividir a água com os sertanejos do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foi um Deus nos acuda...

     Mas o fato era que, antes de desviar as águas do rio para a transposição, o governo precisava de um projeto paralelo de recuperação ambiental com o objetivo de melhorar a qualidade da água daquela bacia hidrográfica. Outra providência que se impõe é o reflorestamento das margens na tentativa de recuperação da mata ciliar, impedindo a erosão, que em muitos pontos está entupindo os canais, gerando assoreamento, causando problemas para a navegação e diminuindo a concentração de espécies nativas. Outra iniciativa que precisa ser feita é a coleta e tratamento das águas dos esgotos das cidades ribeirinhas na Bahia e Pernambuco, na tentativa de diminuir a poluição hoje presente no rio.

   “O tempo é o Senhor da Razão” diz um ditado português. O dado concreto é que a transposição – 15 anos depois de iniciada – ainda se arrasta sem perspectivas de conclusão. Denúncias de desvios de recursos naquela obra chegaramm a centenas. Lula (e muitas autoridades daquela época) estão na cadeia. No ano passado, o PT levou uma "surra" de votos, fato  inimaginável em 2007,  e perdeu o poder para um deputado pouco conhecido, capitão da reserva do Exército Brasileiro, que não teve tempo na televisão, nem fez campanha de rua;  que não chegou a gastar o dinheiro necessário para eleger um deputado estadual no Ceará... mas ganhou a eleição presidencial   – com folga – nos centros mais politizados do Brasil. São as voltas que o mundo dá...

7 comentários:

  1. A parte mais importante e significativa da denuncia do Bispo foi considerar uma obra eleitoreira. Hoje está provado.

    Nada feito e nenhum efeito na melhoria do abastecimento d'agua do nordeste. O dinheiro investido ninguém sabe, ninguém viu.

    ResponderExcluir
  2. Aqui, no meu Sanharó/PE, ainda se espera a água do São Francisco. A Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA, faz previsão e promesasp semanalmente para que a água norte, mas essas promessas e previsoes nunca acontecem e o povo só lamenta.

    ResponderExcluir
  3. Jozinaldo - No Sanharol - Ceará de adiamento em adiamento já se perdeu a esperança com as promessas e mentiras.

    ResponderExcluir
  4. –– 1 ––
    Morais tem razão. Em entrevista, ano passado, Dom Flávio Cappio foi enfático ao afirmar: “ Sempre dizíamos, e este é um dos vícios da obra, que a Transposição de Águas do Rio São Francisco sempre foi, é, e se tem mostrado agora com maior evidência, uma “obra eleitoreira”. As obras garantiram o 2º mandato do presidente Lula, o 1º e o 2º mandato da presidente Dilma”.
    Nada mais do que isso...
    E acrescentou Dom Flávio Cappio na mesma entrevista: “A transposição foi o preço pago por Lula (...) E teve o apoio “da bancada cearense capitaneada por Ciro http://blogdosanharol.blogspot.com/2019/01/o-brasileiro-e-um-povo-sem-memoria-por.html#comment-formGomes”.

    ResponderExcluir
  5. -- 2 –
    Já o renomado geólogo José do Patrocínio Tomaz Albuquerque afirmou: “Após a conclusão total da obra de transposição, afirma, ela “poderá se transformar no que foi denominado de ‘ELEFANTE BRANCO’, na medida em que, com a ocorrência de futuras secas, tão prolongadas e agudas como foi esta última, pode acontecer o esvaziamento total dos reservatórios fundamentais, já que a vazão de base não mais terá a contribuição histórica, tornando-se insignificante ou nula”.

    ResponderExcluir
  6. -- 3 --
    Por falar no falastrão Ciro Gomes (ex-ministro da Integração Nacional do primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006)), Ciro usou a influência que tinha nos governos da “Petralha esquerdopata” e corrupta, para ser nomeado para importante função na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). De acordo com a companhia, Ciro Gomes ocupou o cargo de "diretor da CSN responsável pela construção da Transnordestina", subsidiária responsável por obras da ferrovia no Nordeste.
    Outra obra eleitoreira, que até hoje não foi concluída. Ao fim do seu mandato na CNS, Ciro (hoje conhecido como “Ciro 3 quedas”, por ter pedido 3 vezes as eleições presidenciais, quando se candidatou) usou sua arrogante verborreia para anunciar sua grande conquista naquele cargo: tinha concluído míseros 81 quilômetros da ferrovia... E ainda tem quem acredite na demagogia dele...

    ResponderExcluir