Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de abril de 2020

Historias de varzealegrenses. - Por Antonio Morais


Padre Benedito de Sousa Rego, primeiro  vigário  da Paróquia de São Raimundo Nonato - 1863 a 1873.

AO LEITOR:

Trecho do livro de Pedro Tenente editado em 1933 .
Antes de tudo o autor desse pequeno opusculo, sente a necessidade irresistível de confessar seja: ”Chamam-no de Pedro Tenente, porém o seu verdadeiro nome com todos os ff e rr é Pedro Gonçalves de Morais contando atualmente 64 anos de idade, pois nascera aos 14 dias do mês de março de 1869, é casado, agricultor, e analfabeto, porém provém de uma linguagem boa e os seu pais foram ricaços, mas a seca de 1877 a 1879, levou de águas abaixo tudo de bens e haveres que possuíam.

”Voltando ao passado com o livro, Passado e Presente do autor Pedro Tenente, editado em 1933 editora Ramos e Pouchain - Fortaleza – Ceará”.

Comentário do Antônio Morais :

Pedro Gonçalves de Morais, o Pedro Tenente, assim conhecido por ser filho do Tenente Antônio Gonçalves de Oliveira e Maria da Gloria de Morais, proprietários da fazenda onde hoje fica um dos bairros mais populosos de Várzea-Alegre – Alto do Tenente.
Poucos conterrâneos sabem e conhecem a razão do nome Alto do Tenente. Pedro Tenente deve ter sido o primeiro autor varzealegrense a editar um livro sobre nossa cultura, nossa historia e nossa genealogia - datado de 1933. Portanto há 81 anos.



6 comentários:

  1. Que tenho noticias o primeiro livro editado com dados de familias varzealegrenses e dos Inhamuns foi da autoria de Leonardo Feitosa, o conhecido Tio Nado. Este livro serviu de base para muitas das informações contidas no livro de Pedro Tenente. Seria motivo e razão de muita alegria saber informações, se alguem dispoe do livro "Passado e Presente, do Pedro Tenente.

    Tive informações, não sei se veridicas que a Senhora Maria Dalva, mãe do Dr. Jose Savio tinha um exemplar. Pelas dificuldades da epoca, 1933 este livro é uma reliquia, o marco de uma iniciativa digna de nossa admiração.

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA DE EXCELENTE QUALIDADE DO MORAIS. O BLOG DO SANHAROL ESTAR AÍ EM PLENO 2011, A CONTAR A HISTORIA DA NOSSA TERRA DO NOSSO ESTADO DA NOSSA NAÇÃO E POR QUE NÃO DIZER DO MUNDO. OLHA MORAIS O NOSSO POVO É MAIS QUE NECESSITADO DE SABER AS NOSSAS ORIGENS AS NOSSAS TRADIÇÕES. TENHO QUASE CERTEZA QUE ATÉ MESMO DOS MAIS VELHOS MORADORES DAQUELE BAIRRO SABEM A HISTORIA O PORQUE DESSA HOMENAGEM FOI POR ISSO QUE ATRAVÉS DA MAGNÓLIA NO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2010, FOI POSTADO ALGUM QUE CLASSIFICO DE IMPORTANTE PARA OS MORADORES DA REFERIDA RUA SABEREM O PORQUE DESSA DATA. MUITO BOM ESSE SEU RESGATE. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dedicatória.
    Com essa homenagem eu começo o novo ano muito bem. Eu vou até dividir com os meus amigos aqui
    do Sanharol.

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Bom mesmo é, aos pouco. a gente ir conhecendo a história de Várzea Alegre e dos seus.

    O ANO NOVO está nos trazendo coisas boas.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Com a valorosa contribuição do Dr. Jose Ferreira, "In memoria", o Blog do Sanharol fará uma coletânea de pelo menos 100 perfilados de nossa terra. Vale a pena acompanhar.

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu tenho um exemplar do Livro de Leonardo Feitosa. Tio Nado do Arneirós. Um trabalho rico de informações importantes da genealogia das cidades de Várzea-Alegre e mais dos Inhamuns.

    ResponderExcluir