Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 12 de abril de 2020

INIMIGO INVISÍVEL - por Wilton Bezerra.


Uma pequena reflexão para perfumar o tempo. Esse mundão é cheio de presepadas para cima da gente. Por exemplo, essa história verdadeira de inimigo invisível.
Na nossa infância, tomados pelos filmes de ação e aventuras das revistas em quadrinhos, brincávamos de “inimigo invisível”, onde o vilão levava uma baita vantagem sobre o herói, em face de sua condição.
E o “coisa ruim” invisível se torna realidade na nossa vida de adulto, em forma de uma coroa rodeando algo que ninguém enxerga.
Por falar nisso, nos perguntamos: quantas coisas no dia a dia são invisíveis ao nosso redor, inclusive, pondo nessa conta os nossos semelhantes.
Os mais humildes funcionários, encarregados da limpeza e outras tarefas menores, acabam sendo figuras invisíveis no cotidiano das empresas. Não merecendo, muitas vezes, sequer um bom dia ou aceno de um sorriso.
Me causa espécie, ainda mais, o comportamento de certos “semoventes” que parecem usar viseiras, ignorando a tudo e a todos em seu redor, como se habitassem um planeta de invisíveis.
Quantos esforços em vão, para reabilitar a gentileza.
São invisíveis os políticos que só aparecem para valer (tchan,tchan,tchan) na época das eleições e ainda se dão bem em função do apoio de incautos.
E as cidades que amamos, vítimas da compulsão pelas demolições, que hoje estão invisíveis, habitando apenas o precário território de nossa memória ?
Um padeiro concluiu, certo dia, que era invisível quando à porta de uma residência gritou: “Olha o pão”! Quem estava no fundo da casa, indagou a alguém que se encontrava na sala: “Quem é”? A resposta foi: “Ninguém”!
Mais invisível, impossível.

2 comentários:

  1. Muito pior do que o invisível é o visível que estamos vendo. Políticos sebosos, malandros e mesquinhos transformando uma situação que já é de panico em palanque eleitoral. Parte da imprensa de comum cordo só noticia o numero de mortos. Não fala quantas pessoas suspeitas não tinham o vírus, quantas tinham e ficaram boas. Até médico canalha que diz ter sido infectado e nega o nome da medicação que tomou para se curar. E o povo dividido, uns torcem pra uma coisa, os outros torcem o contrário. Tudo em função da vontade dos bandidos que governam. Eu temo muito por essa pandemia no Brasil. Porque nos países sérios tem sido cruel, imagine num pais que bandidos roubam cargas de materiais hospitalares ainda no aeroporto. E, rouba porque sabe que amanhã tem uma tal audiência de custódia e o Juiz manda o bandido pra casa.

    ResponderExcluir
  2. Julgo que o Brasil faz parte de uma região onde a ideologia do "ganha fácil" ainda comanda. Nesse contexto, há os aproveitadores financeiros, que roubam dinheiro na nossa cara e, por outro lado, há os energúmenos e corruptos políticos que, além de governarem mau,têm a pretenção de implantar na região a "União das Repúblicas Bolivarianas da América Latina". O comitê para tal fim está sediado no "Forum de São Paulo", cujo idealizador é niguém mais do que o Lula da Silva.

    ResponderExcluir