Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Novo ministro da Saúde vai evitar holofotes - Por Augusto Nunes.


O ministro Nelson Teich pretende distanciar-se dos holofotes que iluminaram o cotidiano de Luiz Henrique Mandetta desde o começo da pandemia para concentrar-se em urgências urgentíssimas. A ampliação do volume de testes para detecção do coronavírus, por exemplo.

Como já ocorreu em inúmeros países, testes em larga escala são essenciais para  avaliar com mais precisão a extensão da pandemia, projetar a evolução da curva e planejar a retomada da atividade econômica.

Médicos especializados em infectologia garantem que é desnecessário, além de impossível, no caso do Brasil) testar toda a população. Basta uma amostragem criteriosa, semelhante às utilizadas por institutos de opinião respeitáveis.

Sem a aceleração dos testes, quaisquer previsões sobre a pandemia serão tão confiáveis quanto promessas de Dilma Rousseff  ou pesquisas de opinião em tempos de quarentena.

2 comentários:

  1. Faz muito bem. Recebe o meu aplauso. O Ministro Mandetta "glamourizou" o vírus para se promover. Atitude mesquinha e egoísta.

    ResponderExcluir
  2. O novo ministro de Estado da Saúde Nelson Teich não está fazendo a "glamourização" do vírus como o anterior fazia. Nota-se a ausência dos shows na apresentação dos números como o ministro Mandetta apresentava para a satisfação da Rede Globo levando pânico e desespero a população.

    Os números informados continuam preocupantes, mas aparecem o total de infectados, o número de óbitos e o mais importante, o total de curados, coisa que nunca foi informado pelo ministro anterior. Inclusive quando perguntado se negou a responder.

    No último boletim que vi na Record são aproximadamente 40 mil infectados, 2.575 mortos e 24 mil recuperados e curados com alta médica.

    Isso nos dá um alento e faz acreditar que Deus na sua infinita misericórdia vai dotar a população de imunidade e resistência ao vírus.

    ResponderExcluir