Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Nada a comemorar neste 15 de novembro – por Armando Lopes Rafael

    2021 vai ficar marcado como o ano da CPI da Covid (apropriadamente denominada pelo povo como “A CPI do Circo"). Mas não é dessa risível CPI que venho falar hoje. Na próxima segunda feira –  aniversário da  “Proclamação” da República –  será mais um feriado nacional. E, como sempre, a maioria do povo não saberá a razão desse feriado. Empurrada goela abaixo na população brasileira, em 1889, por meio de um golpe militar, a tal “Proclamação” é um episódio da história sem nenhuma ressonância nas camadas do povo.

  O que tem sido a República nestes 132 anos desde que foi instaurada sem consulta popular? 

  Um ex-governador de São Paulo, Franco Montoro, gostava de lembrar que República vem de “res-publica” (coisa pública) e não de “Cosa Nostra”, o que ela  teria virado no Brasil... Em um artigo, o historiador Marcos Antônio Villa definiu bem os dias atuais da república brasileira. A conferir as palavras daquele historiador:

“Constituições, códigos, leis, decretos, um emaranhado legal caótico. Mas nada consegue regular o bom funcionamento da democracia brasileira. Ética, moralidade, competência, eficiência, compromisso público simplesmente desapareceram. Temos um amontoado de políticos vorazes, saqueadores do erário. A impunidade acabou transformando alguns deles em referências morais, por mais estranho que pareça.

“Vivemos uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que se forem apanhados têm sempre uma banca de advogados, regiamente pagos, para livrá-los de alguma condenação.

“São anos marcados pela hipocrisia. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido. Pois os poderosos exercem o controle do Estado - controle no sentido mais amplo e autocrático possível. Feio não é violar a lei, mas perder uma eleição, estar distante do governo.

“Neste universo sombrio, somente os áulicos - e são tantos - é que podem estar satisfeitos”.

Precisa acrescentar mais alguma coisa?

Um comentário:

  1. A republica de meia pataca proclamada por Deodoro distanciaou e distancia a autoridade da população. Um povo que vive a míngua de quaiquer atendimento basico vira facilmente fanatico de mentirosos e falsarios quando recebe deles qualquer migalha.

    ResponderExcluir