Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de julho de 2019

Lançamento do livro " Virgílio Távora, O Estadista cearense" - Postagem do Dr. Nilo Sergio Viana Bezerra..


No dia 13 de julho, o município de Crato, localizado na Região do Cariri, receberá o lançamento do livro ” Virgílio Távora: O Estadista Cearense”, escrito por César Barreto Lima em parceria com seu primo, Saulo Barreto Lima. A solenidade será realizada no Espaço de Festas e Eventos Quinta dos Lobos, no sopé da Serra do Araripe, dentro da programação da VI Feijoada e 30 anos de Jornalismo Marcos Peixoto.

O livro homenageia o coronel Virgílio de Morais Fernandes Távora, ex-governador e ex-senador cearense e ex-ministro de Estado, considerado um dos maiores políticos do Ceará. A obra que marcará o centenário de Virgílio Távora, trás uma breve biografia com diversas fotos históricas, e depoimentos de personalidades cearenses. O prefácio ficou sob a responsabilidade do ex-senador Mauro Benevides; e a Orelha, escrita pelo historiador Gilton Barreto.

Os Escritores
César Barreto Lima – engenheiro, poeta, escritor sobralense, ex-deputado, atual superintendente adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Saulo Barreto Lima – escritor, bacharel em Direito pela Universidade CEUMA, e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

VT
Virgílio de Morais Fernandes Távora nasceu no município de Jaguaribe, no dia 29 de Setembro de 1919. Foi um militar e político brasileiro. Fez carreira política no Ceará. Ingressou em 1938 na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e passou pela Escola de Estado-Maior do Exército e pela Escola Superior de Guerra chegando a Coronel em 1960. 

Eleito deputado federal pela UDN em 1950 e 1954, foi o representante da oposição ao governo Juscelino Kubitschek (1959-1961). Ministro dos Transportes no gabinete parlamentarista de Tancredo Neves deixou o cargo para disputar o governo do Ceará. 

Em sua gestão também criou a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 1966 foi eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal. Ao lado de César Cals e Adauto Bezerra formou o triunvirato de coronéis que dominou a política cearense durante todo o Regime Militar de 1964 sendo que Virgílio Távora foi eleito senador em 1970 e indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel em 1978. 

Faleceu em São Paulo, no dia 3 de junho de 1988, e sepultado no Cemitério São João Batista em Fortaleza-CE.

2 comentários: