Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de julho de 2019

Terrível aliado de Toffoli - Por José Newmanne Pinto.


O que há de comum entre Lula, Toffoli e Bolsonaro.

O advogado-geral da União, André Mendonça, saudou Lula, vitorioso em em 2002, como “único presidente eleito pelo povo que veio do povo”. E fez carreira sob os auspícios do petista Toffoli, que o indicou para Temer, que o nomeou chefe da instituição em 2018. 

Sem estardalhaço, Bolsonaro o manteve. E agora admite que o chefe da AGU poderá vir a ser indicado por ele para o STF, tendo o presidente da Corte confidenciado a amigos que tudo fará que ele seja  aprovado na sabatina do Senado. 

Isso se o for, é claro. E por essas coincidências desagradáveis da vida, Toffoli atendeu pedido da defesa de Flávio Bolsonaro. Quem diria, não é?

A reportagem da Crusoé é lógica e verossímil. Não dá para duvidar que Toffoli atropelou seus pares do STF tomando a decisão maluca de destroçar o combate ao crime organizado e a corrupção no Brasil para blindar sua mulher e a de Gilmar Mendes. 

Mas quem lhe deu pretexto foi defesa de Flávio Bolsonaro ao pedir a providência para seu cliente. As reações completamente fora do esquadro do presidente Jair Bolsonaro em relação ao advogado-geral da União, André Mendonça, indicado por Toffoli, nomeado por Temer e mantido por ele, agora elogiado como “ministro terrivelmente evangélico”, provoca uma pulga atrás da orelha sobre alguma eventual recompensa no futuro para premiar a “boa vontade” do presidente do STF agora.

Um comentário:

  1. Grave, gravíssimo. Vindo de José Newmanne Pinto que é jornalista sério e desassombrado.

    ResponderExcluir