Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 22 de maio de 2021

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO - QUEM É? - Por Antônio Gonçalo.

Eis que, de repente, um comedor de "mari" resolve se rebelar e, em um dia de muita limpa de arroz, olha para dentro de si e exclama: tenho condição de ir mais longe. Porém, além da destreza na enxada e lida com umas vacas, só habilidade com a bola. 

Em campeonatos regionais, era exímio no futsal.

Também estudará um pouco, contudo, perspectivas de se estender nas letras eram mínimas. Resolve, então, se aventurar no mundo. Na época, o lugar onde  morava tinha uma leva de gente encantada com São Paulo. Ele foi também.

Como os demais, enfrentou ilusões e desilusões, até que resolveu voltar ao torrão. O objetivo da volta era claro: trabalhar "na cidade", retomar estudos e casar. Foi o que fez. Só que, agora, com um casal de companheiros e dentro do seu projeto maior (Deus e uma esposa).

Não tinha como não dar certo é foi o que aconteceu. Encaminhou seus estudos; a mulher, Suely, formou-se e fez especialização; a filha Natália é Doutora em Psicologia, na,Argentina; e a caçula, Naiane, acaba de se formar em Medicina. Quem é? 

Obs: 

Escrevi o texto acima, em janeiro de 2019. Tratatava-se de uma espécie de brincadeira, no Whatsapp. O personagem da "adivinhação" foi meu vizinho de morada e de limpa de arroz, em Várzea Alegre, e, por ser meu amigo particular, tive a honra de fazer essa espécie de "chacota/louvação", por considerar que os seus atos são um bom exemplo de superação...

Faço novo desafio para adivinharem quem é o mesmo....

2 comentários:

  1. Prezado Antônio - Conheço demais. Não vou falar para não revelar o desafio.

    ResponderExcluir
  2. É seu parente direto e, a mim, por afinidade...

    ResponderExcluir