Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 27 de maio de 2021

QUIXADÁ - TERRA DOS MONÓLITOS - Por Antônio Gonçalo.

 

Em um dia de quinta-feira, em 04 de abril de 1992, chegava em Quixadá mais uma família que se encantaria pela "Terra dos Monólitos". Eu era o protagonista daqueles chegantes. Posso afirmar que, a partir do desembarque, já me sentia petrificado e, como uma galinha choca, apegado àquele ninho, do qual não pretenderia sair mais.

O fato é que, por ter trabalhado e morado na vizinha e também aconchegante Quixeramobim por 10 anos, realizava serviços de campo como Técnico Rural, oportunidades em que, vez em quando, traçava o município dos Monólitos. 

Fui pegando afeto por tudo daquela terra abençoada por Nossa Senhora Rainha do Sertão. A paixão pregressa pela paisagem e topografia já estava na alma.

Eu e minha esposa tivemos sorte pela chance de trabalhar e conviver com aquela gente boa e hospitaleira por 13 anos. Criamos duas filhas e somos agradecidos por muitas conquistas, principalmente as humamas e afetivas.

Quixadá é um lugar fraterno. Parece que, por estar situado no ponto central do Ceará, também faz parte das coronárias que movem o desenvolvimento do estado. O município tem um potencial agropecuário em ascenção, uma boa vocação comercial e um ancestral de famílias empreendedoras.

Por vias das exigências do trabalho, tive que deixar de  morar lá, mas não definitivo, pois tenho raízes ali fincadas, na humilde progênie de filha e neta, que tão bem vêm conduzindo práticas profissionais e amizades, que, temos certeza, serão duradouras, para que estejamos, como sempre, voltando a passeio para desfrutar das belezas que alí foram plantadas pelo Grande Criador.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Antônio Gonçalo - Todo aquele que como eu e você deixou a sua terra natal e foi recebido por outra cidade de braços abertos e muita boa vontade é um eterno devedor de reconhecimento e gratidão do seu povo.

    ResponderExcluir
  2. O mundo é um bom exemplo de ensinamento e aprendizado. Gostei de todas as cidades em que trabalhei. Mas reitero, Quixadá foi a que mais me encantou.

    O potencial turístico e religioso e a vocação para o ensino universitário são outros pontos importantes do município.

    ResponderExcluir