Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 9 de maio de 2021

LA MIERDA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista,

 


Penso em escrever sobre política e sinto bafejar no meu nariz o mau cheiro da excrescência repelida pelo nosso organismo: la mierda.

Aos puristas que jogam, com frequência, esse “barro” fétido na cara do povo, vou logo avisando: não venham com seus pruridos bestas.

Quando Grabriel Garcia Marquez afirmou, em papo com Hélio Pellegrino, que “os homens se dividem entre os que cagam bem e os que cagam mal”, ninguém ruborizou.

Importa, agora, como sugeriu Pellegrino, saber se o cocô é piramidal, como o dos bois, comprido, como o dos cães, ou aguado e disforme, como nas diarréias.

A distópica política nacional nos coloca num lugar onde não existe saída de emergência e, ainda assim, se apresenta vociferando que é virgem.

Cercam as improvisadas rotas de fuga com uma polarização maldita e ridícula, numa disputa entre o que é ruim e o que não vale coisa nenhuma.

De um lado, a trincheira da incompetência. Do outro, a trincheira que defende a corrupção, num jogo que não interessa aos homens de bem.

Promessa de vida sofrida e enterro de terceira.

E ainda tem, em grande número, jagunços que cantam e dançam em ritmo de forró:

Bata nêgo/Pode bater/ Bata com força/ Que só presta se doer.

Não tem orifício que aguente.

2 comentários:

  1. "De um lado, a trincheira da incompetência. Do outro, a trincheira que defende a corrupção, num jogo que não interessa aos homens de bem".

    ResponderExcluir
  2. Por trás de tudo isso um STF que cada ministro tem uma constituição sua, um entendimento de acordo com a conveniência do momento, e, um interesse que não é o da justiça.

    Como diz o paraibano : A merda cobriu.

    ResponderExcluir