Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A república, os órfãos e a figueira - Por Antônio Morais.


A princesa Isabel e seu esposo, Conde D'eu, adquiriram com recursos próprios a Fazenda Monte Scylene, localizada em Barão de Japurana, Valença.

Na fazenda instalaram e mantiveram um orfanato para meninos. Com o golpe militar a fazenda foi desapropriada, os funcionários demitidos, o orfanato fechado, os órfãos foram jogados na rua, por ordem de Deodoro da Fonseca, passando a mendigarem na linha do trem.

A fazenda ainda existente encontra-se abandonada, em frente ao prédio principal existem duas figueiras, uma fêmea, plantada pela princesa Isabel, e outra macho, plantada pelo seu esposo.

2 comentários:

  1. Da princesa Isabel e do Conde D'eu ficaram as boas lembranças, a solidariedade, a caridade e o humanismo.

    Do Deodoro da Fonseca resta-nos uma república corrupta onde a ladroagem campeia livre e sem embaraço, passando de mão em mão ou pés em pés as tornozeleiras eletrônicas, como testemunhas.

    Estão aí, os mais desonestos homens públicos que já se conheceu na história do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Este curto texto sintetiza o que foi – e o que continua sendo – a república no Brasil.
    A pequena fração golpista do Exército Brasileiro (uma minoria insignificante) se arvora
    de “Salvadores da Pátria” autoridades e traz – com seu gesto tresloucado – o retrocesso e o atraso para nosso país.
    Ainda bem que ninguém celebra essa mentira que se convencionou chamar de "proclamação da república". Porque a república presidencialista no Brasil foi imposta em 15 de novembro de 1889 com um golpe militar que derrubou a Monarquia Parlamentar Constitucional. Desde lá, tivemos mais de 40 presidentes e sete constituições.
    Encerrava, assim, com imerecida desonra, a nossa Monarquia, que em três ocasiões (1834, 1837, 1881) reformou o seu modelo político para se adequar aos desafios da época e estava prestes a realizar a quarta reforma, com o Gabinete Ouro Preto, quando foi derrubada.
    A república nasceu, portanto, maculada. Fruto de um golpe militar, jamais conseguiu superar as virtudes construídas pela nossa Monarquia. Com a república, o que era ruim não era novo, e o que era novo era péssimo.

    ResponderExcluir