Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Câmara municipal - Por Antônio Morais.


Ilustra a postagem a foto  do palácio José Valdevino de Brito, em honra de  um dos políticos  de maior caráter e decência que o Crato conheceu.

Com a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889, as câmaras municipais são dissolvidas e os governos estaduais nomeavam os membros do "conselho de intendência". 

Em 1905, cria-se a figura do "intendente" que permanecera até 1930 com o início da Era Vargas. Com a Revolução de 1930 criam-se as prefeituras, às quais serão atribuídas as funções executivas dos municípios. 

Assim, as câmaras municipais passaram a ter especificamente o papel de casa legislativa. Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, as câmaras municipais são fechadas e o poder legislativos dos municípios é extinto. 

Com a restauração da democracia em 1945, as câmaras municipais são reabertas e começam a tomar a forma que hoje possuem.

Se não houver um bom entendimento entre executivo e a câmara de vereadores o prefeito não governa. Esse fato tem gerado, ao longo da história, comportamentos não republicanos entre os dois poderes.

O eleitor deve ficar esperto e de olho no candidato que está no palanque ao lado do candidato a prefeito.  

A função do vereador e fiscalizar o prefeito. Sendo eleito nessas condições ele vai fiscalizar?

Um comentário:

  1. Eu agradeço ao amigo Lucieldo Moreira pela oportunidade de participar deste conceituado grupo. A ele devo essa honra. Espero não falhar.

    ResponderExcluir