Ilustra a postagem a foto do palácio José Valdevino de Brito, em honra de um dos políticos de maior caráter e decência que o Crato conheceu.
Com a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889, as câmaras municipais são dissolvidas e os governos estaduais nomeavam os membros do "conselho de intendência".
Em 1905, cria-se a figura do "intendente" que permanecera até 1930 com o início da Era Vargas. Com a Revolução de 1930 criam-se as prefeituras, às quais serão atribuídas as funções executivas dos municípios.
Assim, as câmaras municipais passaram a ter especificamente o papel de casa legislativa. Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, as câmaras municipais são fechadas e o poder legislativos dos municípios é extinto.
Com a restauração da democracia em 1945, as câmaras municipais são reabertas e começam a tomar a forma que hoje possuem.
Se não houver um bom entendimento entre executivo e a câmara de vereadores o prefeito não governa. Esse fato tem gerado, ao longo da história, comportamentos não republicanos entre os dois poderes.
O eleitor deve ficar esperto e de olho no candidato que está no palanque ao lado do candidato a prefeito.
A função do vereador e fiscalizar o prefeito. Sendo eleito nessas condições ele vai fiscalizar?
Eu agradeço ao amigo Lucieldo Moreira pela oportunidade de participar deste conceituado grupo. A ele devo essa honra. Espero não falhar.
ResponderExcluir