Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Estado Democrático de Direito - Por Antônio Morais.

 


Ontem, 09.09.2020, quem assistiu aos noticiosos da televisão teve a desventura de vê uma reunião da Câmara Federal em homenagem ao ex-presidente do STF Dias Toffolli.

Já estavam acomodados nos devidos lugares o presidente da Câmara, do senado e o homenageado quando entra correndo o presidente da república. 

Os quatro, com as caras mexendo, passaram a exaltar o "Estado Democrático de Direito". Jair Bolsonaro disse que o STF era o santuário da justiça. Deve entender que o brasileiro é trouxa e não foi testemunha das ofensas deferidas contra corte: "Chega, acabou, não haverá outro dia igual a esse, não cumprirei determinação do STF e tantas outras aberrações".

A passagem  de Dias Toffolli pela presidencia do STF ficará marcada por duas atitudes toscas do presidente Jair Bolsonaro : "Estou namorando o presidente do STF Dias Toffolli, e, aquela reunião entre o presidente e empresários quando na ausência de qualquer pauta o presidente Bolsonaro perguntou: Quem tem coragem de ir falar com Dias Toffolli no STF. Fazer pressão ao presidente da corte contra uma decisão do colegiado.

Atravessaram a praça,  e, sem  agenda marcada invadiram o STF, sentaram-se nas poltronas dos ministros numa pressão indevida, que até mesmo os empresários condenaram depois.

No programa Roda Vida, quando um repórter perguntou como o Dias Toffolli via aquela invasão ao STF, ele se limitou a chamar de "Gentil visita".

Haja subserviência.  Não vi nenhum mérito nesta homenagem.  Preferia que a homenagem fosse um reconhecimento da sociedade e não vinda  de membros do centrão.

2 comentários:

  1. Dias Toffolli deu uma liminar suspendendo toda e qualquer investigação baseada nos dados do COAF, para beneficiar Flavio Bolsonaro. Quando o plenário do STF derrubou ele mudou o voto e votou com o plenário pela derrubada. A essa altura o presidente já tinha acabado com COAF e enquadrado a policia federal e ministro da justiça.

    Democracia no Brasil é quando a decisão é favorável, quando não é ditadura.

    ResponderExcluir
  2. Essa homenagem ao Ministro Dias Toffolli pelos corruptos dos três poderes constrange o povo brasileiro no momento em que a Revista Cruzoé faz a verdadeira e merecida homenagem :

    A senadora Soraya Thronicke (PSL), em relação às reportagens de Crusoé sobre Dias Toffoli, disse a O Antagonista que “os membros do Judiciário não são diferentes do restante da população brasileira”.

    “A instauração da CPI da Lava Toga é uma bandeira que defendo desde que assumi o mandato. Foram três tentativas para instalar essa comissão no ano passado, que não prosperaram por falta de apoio na Casa. Continuo defendendo o que é o certo a fazer.”

    Em agosto do ano passado, Soraya assinou a terceira tentativa de instalar uma CPI da Lava Toga no Senado, engavetada por Davi Alcolumbre, que, em busca de um aval jurídico para a sua reeleição, refuta qualquer possibilidade de instalar a CPI.

    “É bom lembrar que uma CPI produz apenas um inquérito, e não é uma condenação. Também não é uma atuação contra o Judiciário, não se trata de um ataque à instituição. O que queremos é cumprir o nosso dever de investigar as ações de alguns membros do Judiciário. Todos nós somos cidadãos e estamos sujeitos ao cumprimento das leis. Os membros do Judiciário não são diferentes do restante da população brasileira.”

    A Crusoé revela com exclusividade que, nas planilhas secretas da OAS, os procuradores da Lava Jato encontraram o registro de um repasse contabilizado como “reforma casa Dias Toffoli”. Isso confirma o relato do dono da OAS, Léo Pinheiro, que foi engavetado pela PGR.



    ResponderExcluir