Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

É O ESTÔMAGO, IDIOTA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.


Josué de Castro, pensador, político e ativista pernambucano, na sua “Geografia da Fome”, contrariou aos que atribuíam a fome e a miséria ao aumento populacional do mundo. Por esse “crime de opinião”, teve seus direitos políticos cassados no Brasil, e morreu na França em 1973.

Dom Hélder Câmara, em função de sua ação a favor dos mais necessitados, dizia que: “O melhor do pão é sua partilha”; e ia mais longe afirmando que “na pobreza, se tem o básico, na miséria, nem isso”. Por essa “liberdade de expressão”, foi taxado pela ditadura e seus arautos de “Bispo Vermelho”.

Pelo que se vê, as preocupações com o estômago do homem (com fome, vira bicho) custa muito caro às pessoas, que se incomodam com essa perversidade, aqui e alhures. É claro que o ser humano não quer só comida, mas sem forrar o estômago não tem acordo possível, não se inicia qualquer conversa.

Num país com a extensão do Brasil, que possui maior quantidade de água doce do planeta, existe gente que não come e, ainda, em determinados lugares, usam urina tratada como se fosse água potável. O que quero dizer é o sequinte: qualquer plano de governo que não vise mitigar a fome, não deve merecer o menor respeito.

Foram os romanos que inventaram uma maneira de governar com pão e circo: comida, para evitar revoltas, e circo, para distrair. Aqui, não está se tratando disso, mas do essencial, que é o pão. Que venha, por meio de bolsa-isso, bolsa-aquilo ou bolsa-aquilo outro, o importante é que venha.

Os governantes sempre terão objetivos políticos nas suas ações, mas o ideal é que sejam direcionados para as necessidades mais urgentes do homem. Só quem morreu no fogo (a fome) sabe o que é ser carvão, disse o penitente.

Prestem atenção: é o estômago idiotas!

2 comentários:

  1. Prezado Wilton - Crônica oportuna, de feitura esmerada, tema atual. Não carece de nenhum reparo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto

    Por: Luis do Conselho

    ResponderExcluir