Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

AMOR E ENTUSIASMO - Edmilson Alves


O amor sem entusiasmo é ficar, é atender demandas de desejos, e, após a satisfação carnal ninguém se lembra com esteve na cama para atender instintos animais. O entusiasmo é no amor é o início de uma paixão que dura quase dois anos e se exauri em si. 

Mas, surge o amor companheiro em que os hormônios borbulham com menor intensidade, porém, há mais racionalidade e o casal terão objetivos comuns. Esse relacionamento, dependendo de ambos os temperamentos poderá demora muitos anos, formando uma família organizada e disciplinada. Todavia se os pode se os temperamentos forem antagônicos o circo pega fogo após juntar as escovas de dente. 

O amor pode ter a rapidez de um relâmpago em que surge no primeiro olhar, e, poderá perenizar-se quando encontra a alma que procura pra companhia de seu espírito. O alimento do amor é reciprocidade, compreensão, carinho, curando a solidão e harmonizando a emoção. O entusiasmo não é apenas, um encanto ou um delírio momentâneo, como acontece quando ouvimos a palavra de um eloquente orador, o delírio momentâneo é passageiro, enquanto, o amor poderá ser permanente, inebriando a vida de quem aprendeu a amar!

O amor é luz. É paixão que não sidera, mas, arde de fervor, embora refresque a alma quando está inquieta, em dúvida e aflita. O amor é um estado anímico, é uma plenitude mística e espiritual, similar ao entusiasmo motivado quando deparado com a verdade ou a felicidade.

Um comentário:

  1. Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O AMOR É ÚNICO, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus.

    ResponderExcluir