Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de setembro de 2020

PARABÉNS AOS NOSSOS PAIS PELOS 70 ANOS DE CASADOS, BODAS DE VINHO - Por Antônio Gonçalo.

Em 01.09.1950, Raimundo Gonçalo Araripe e Rita Maria de Souza casaram-se na Igreja Matriz de Raimundo Nonato, em Várzea Alegre- CE. À época, ele com 23 anos de idade e ela com 19. Hoje, estão completando 70 anos de casados. Celebram, portanto, Bodas de Vinho. Um marco importante, em termos de tempo e de experiências vividas.

A morada nessas sete décadas foi sempre a mesma casa, no Sítio Sanharol, onde firmaram raízes fecundas de amizades, perseveranças, trabalho, dificuldades, progressos e formaram uma família extensa, que, entre nove filhos, 18 netos e nove bisnetos, estou eu, expressando aqui os sentimentos de todos por esta data tão importante.

Sabe-se das dificuldades que as épocas passadas imprimiam aos casais. E não foi diferente com nossos pais, que, enfrentando as adversidades e a vida simples, resolveram implementar luta para prover educação aos filhos, vocação que vem se estendeu aos netos e, certamente, se prolongará com os demais descendentes.

As estórias e causos de um matrimônio de sete décadas precisariam de uma enciclopédia para serem contados. Ou, quem sabe, do bom humor do meu pai, Mundinho Gonçalo que, sempre brincalhão, vez por outra, descreve-os com precisão, provocando lágrimas ou risos, dependendo da situação e contexto de cada um deles. No livro TROPEIRISMO NOSSO, que escrevi - com a colaboração do irmão José Gonçalo - expusemos um pouco dessa trajetória do casal.

Já que o momento atual de isolamento social não permite comemorações, é hora de celebrarmos "missa virtual". Também de agradecermos a Deus, por nos permitir essa dádiva tão singular e rara; aos amigos e parentes, pelo apreço e colaboração de todos e; principalmente aos nossos queridos pais, por nos ter proporcionado aulas de vida, experiências frutíferas, civilidade e cidadania.

4 comentários:

  1. Como amigo da família agradeço a Deus pela importante graça. 70 anos de casados é um prêmio que Deus concede aos seus escolhidos. A história sustenta que poucos casais são laureados com essa comenda. É coisa de Deus mesmo. Parabenizo Mundim, Dona Rita e toda família pela ocorrência histórica.

    O exemplo e legado deste casal deve ser seguido pela humanidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O Sítio Sanharol, com suas tradicionais famílias e regramentos no conviver, devem ter contribuído para essa jornada abençoada dos nossos pais.
    Mais uma vez, estamos gratos a Deus e aos amigos.

    ResponderExcluir
  3. Data importantíssima e revela que a família, certamente sob as Graças Divinas, sempre contou com o apoio e proteção do Pai Eterno. Vivas e vivas à família!

    ResponderExcluir
  4. Aí sim é um exemplo.
    Exemplo de amor, resiliência, camaradagem, companheirismo.......tudo que se imaginar de boas balizas pra tds nós.
    Gostei de saber.
    Um verdadeiro casal de FUNDAMENTO.
    Deus os proteja e zele.

    ResponderExcluir