Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 28 de setembro de 2020

O QUE É QUE HÁ NO FUTEBOL DE CADA DIA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

É verdade que o futebol, na sua maneira de ser jogado, vem recebendo alterações que não eram vistas com freqüência.

Já se revirou tudo, misturou-se um bocado de coisas, mas essa ideia dos ingleses continua sendo reconhecida na sua essência.

Vejam o grau de exigência dos especialistas, dos entendidos da matéria, ex-jogadores, jogadores ou não.

Querem porque querem que se crie um grande time, jogando como o Flamengo de Jorge Jesus, assim, sem mais nem menos, num toque de Midas transformador.

Saber o que é futebol e, também, ensiná-lo, com competência, é função de quem se julga treinador de futebol.

Só que a transformação de uma equipe, por maior que ela seja, não é tarefa tão fácil e traz a uma série de exigências para que o sonho se concretize.

Por conta disso, é fácil perceber o esforço de se criar, no laboratório, um time que se coloque no ataque, pressione o adversário no seu próprio campo, recupere a bola, onde ela foi perdida, obedecendo a uma rotatividade de jogo e tendo a velocidade na base de suas ações.

Todo mundo fala pouco e ruim, produz um tremendo barulho e a conclusão é muita conversa mole travestida de solução

Vejo o Atlético Mineiro, de Sampaoli, jogando de maneira comum, sem sinais evidentes daquilo que foi prometido.

O Grêmio, de Renato Gaúcho, está é longe daquela equipe de futebol envolvente e se acomoda num joguinho de perde e ganha, como aconteceu no confronto com o Palmeiras.

O alviverde, de Luxemburgo, é outro alvo preferido dos que buscam a representação de uma equipe capaz de assumir um protagonismo no cenário atual.

Não tem brilho e os recursos do Luxa são os mais do mesmo, num futebol limitado, em cima de tênues vantagens durante o jogo.

Além do que os treinadores não têm esse poder todo que lhe atribuem, apesar de serem incensados, como se tudo fosse uma maravilha.

O pior de tudo é que estão naturalizando, com a maior desfaçatez, a ruindade em campo, a falta de disposição para jogar o aceitável.

É como se existisse um pacto para defender o produto futebol, num “me angana que eu gosto”, que chega a ser patético e abusivo.

Sem a emoção do torcedor nas arquibancadas, jogadores se contentam em fazer papéis menores e tudo acaba numa representação teatral amadora.

A cada partida, fico com a sensação de já ter visto aquele jogo sem graça, com jogadores acomodados em realizar tarefas que não custem maior esforço.

Quero me animar e o nosso futebol de cada dia é indispensável nesse processo, desde que jogado com mais comprometimento e imune ao festival de besteiras que assola o nosso terreiro.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo retorno. Parabéns pela crônica bem elaborada e oportuna.

    Abraços.

    ResponderExcluir