Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Quinze de Agosto – por José Luís Lira (*)


Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres -- Guaraciaba do Norte (CE)

   Para mim ou para boa parte dos guaraciabenses, dizer dia 15 é referir-se a 15 de agosto, pois é a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. Este ano o festejo foi feito em nossas casas. Pelo rádio e pela internet participamos as celebrações, mas, hoje, haverá procissão. Sem acompanhamento. O Pároco, Frei Santiago, OAR, em carro aberto, conduzirá a imagem mais antiga da padroeira pelas ruas da cidade. Que Nossa Senhora, Mãe que é da humanidade, nos abençoe e rogue a Deus pelo fim da pandemia.

    Mas, 15 de agosto é, também, data especial para a Congregação das Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Foi num 15 de agosto que o Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, sacerdote católico, pôs em prática o seu sonho de criar uma Congregação de Religiosas que se dedicassem à oração, reparação ao Sagrado Coração de Jesus e às atividades da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Era 15 de agosto de 1957. O carisma da Congregação é sintetizado no slogan: Amor/ Reparação/ Evangelização. Era o bispado de Dom José Tupinambá da Frota. As Irmãs, atualmente, contam com casas nas dioceses de Sobral, Tianguá, Itapipoca, além das arquidioceses de Fortaleza, Rio de Janeiro e Olinda e Recife.

    A Congregação fundada há 63 anos, foi se consolidando aos poucos. Em 7 de julho de 1959, Dom José Tupinambá da Frota aprovou os Estatutos da Congregação e ao final escreveu: “Queira o Sagrado Coração de Jesus, a quem o novo sodalício quer louvar de modo particular, transformá-lo um dia em Congregação Religiosa, como deseja seu fundador, logo que a Santa Sé, no seu alto critério, o haja por bem”.

     Dom José Tupinambá da Frota, emitiu Decreto, datado de 22 de julho de 1959, oficializando a ereção canônica de uma Congregação Diocesana, tendo por finalidade principal dar glória a Deus, santificando seus membros em obras de apostolado: “Havemos por bem erigir, como pelo presente DECRETO erigimos em Congregação Diocesana o referido Instituto, com estatutos próprios por Nós examinados e aprovados... Dada e passada nesta nossa cidade episcopal de Sobral, aos vinte e dois de julho de 1959 † José, Bispo Diocesano”.

    Em 1983 veio o reconhecimento da Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares da Santa Sé e a confirmação por parte da Diocese de Sobral já tendo por Bispo Dom Walfrido Teixeira Vieira.

     Menos de um ano após a criação da Congregação, em Guaraciaba do Norte, o Mons. Antonino Cordeiro Soares, homem de profunda santidade, dava início aos procedimentos para criar uma Escola que, nos seus estatutos previa a administração por religiosas. Em 1958, o Bispo Diocesano de Sobral deferia requerimento do Pe. Antonino para a instalação do “Patronato Benjamin Soares”, no atual prédio, com o seguinte despacho: “Com a máxima satisfação concedemos a licença pedida, devendo ser registrada no Livro do Tombo. Sobral, 21 de julho de 1958. † José, Bispo Diocesano”.  Ressalte-se que a Escola já existia desde 1955. A Escola foi dirigida por duas congregações religiosas até quando chegou foi entregue pelo então Pároco e fundador, às Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus que há mais de 42 anos tem feito um grande trabalho, merecedor de elogios e reconhecimento de todos. Ex-aluno que sou, manifesto agradecimentos às Irmãs!

    Feliz 15 de agosto!

   
  (*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com mais de vinte livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.

Um comentário:

  1. Estive uma vez nesta cidade. As comitivas do Lions Crato e Juazeiro em Convenção do distrito L-15. Uma cidade agradável e de bom clima.

    ResponderExcluir