Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 19 de julho de 2021

Clubes de Lions no Ceará III - Por Antônio Morais.


Casal amigo Rogério Alencar e Cristina indicado por mim e eleito por aclamação para me suceder no meu último mandato no Lions Clube de Crato Centro. Final da década de 80 do século passado. Fez uma grande gestão.

Na minha avaliação duas pessoas foram muito importante  para o Lions Clube de Crato Centro. José Leandro Correia, Gessi e Arlindo Matias da Silva.

Gessi fez a doação de um terreno no distrito do Muriti e outro na Fazenda Boqueirão pertencente ao seu pai João Leandro Correia. No Boqueirão o Lions construiu uma capela e um posto de saúde, no muriti foi construído a Escola Melvin Jones.

Arlindo Matias, foi presidente da escola por décadas. Concluída, a escola tinha 10 salas de aulas, um auditório, um refeitório, vários banheiros, uma secretaria, uma tesouraria, 1200 alunos matriculados nos três turnos.

Todos os professores eram conveniados com o estado. A única participação da prefeitura, pasmem, eram os dois vigias que se reversavam de 12 em 12 horas. 

O Lions custeava  o material escolar, de limpeza, de expediente, manutenção e outros custos.

Quando o Governo Federal passou a pagar a educação baseado no número de matrículas o prefeito  Raimundo Bezerra bateu o pé, o município não podia deixar de receber a verba de 1.200 alunos. Ameaçou  retirar os vigias e usar sua influência politica junto ao estado para que não fosse reeditado o convênio com a escola. 

O presidente do Lions reuniu a diretoria e como era amigo do prefeito formou uma maioria e entregou a escola ao município. Eu fui voto vencido, mas  sabia  que a partir de então o Lions Clube de Crato Centro desapareceria  da historia da escola.

Eu nunca concordei com as cotas cobradas dos companheiros, especialmente a internacional, mandar dinheiro para Os Estados Unidos da América não era recomendado. Todo vez que o tesoureiro apresentava os valores tinha sempre alguns que por uma razão qualquer não podiam pagar. 

Certa feita, a diretoria resolver excluir do clube os inadimplentes. Quando vi a lista observei que eram os mais aplicados e que os motivos do não pagamento era falta de condições financeiras. Mandei somar os valores e paguei. 

Em seguida disse - Agora podem excluir os companheiros, não quero que imaginem que deixaram o leonismo porque não podiam  pagar as cotas. Eu estou deixando o movimento. 

E sair da reunião para nunca mais voltar.

Um comentário:

  1. O Lions, composto na sua maioria por membros dos principais segmentos da sociedade de dedicava a prestação de serviços as comunidades carentes. Nada era idealizado e realizado na cidade sem a participação ativa do clube. Um movimento bonito e de grande utilidade para população carente.

    ResponderExcluir