Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de julho de 2021

Família Callou, origem do nome, e ascendências - Por Fernando de Sá Barreto Callou.

Segunda parte.

Ascendentes da Família Callou.

A Família Callou, descende de quatro ascendências primordiais de origem Europeia.

Que se estabeleceram inicialmente, na Bahia e em Sergipe, se expandindo pela região do Rio Jaguaribe, e Sul do Ceará, nos primeiros anos de 1700. E depois desbravaram o Sertão Pernambucano.

Os ascendentes da Família Callou, contribuíram direta ou indiretamente, da fundação das cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense. E das Cidades de Serrita, Parnamirim e Terra Nova em Pernambuco.

Ascendência A:

1) Antônio Correia de Oliveira, Português, CC Izabel Correia de Oliveira.

2) Apolônia Correia de Oliveira CC José Pereira Lima Aço, Português de Barcellos, o lendário Pereira Aço. Citado pelo escritor José de Alencar, no seu livro o Sertanejo pag. 201, “ . . . mais tarde dos Ferros e Aços” .

3) Francisca Pereira de Oliveira CC O Tenente-Coronel Antônio José Batista e Mello Português Advogado e Diretor dos índios no Cariri Novos.

4) Maria da Conceição Batista Gonçalves Martins CC Antônio Pereira Gonçalves Martins, Baiano de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, com o sogro participava da Administração dos Índios no Cariri Novos, em Crato.

5) Capitão- Antônio Pereira Gonçalves Martins Parente, Cratense, CC Joana Batista do Espirito Santo Gonçalves Martins.

6) Gertrudes Gonçalves Martins Callou CC O Cel. Gregório Pereira Pinto Callou, Coronel Comandante do 13º. Batalhão de Infantaria da Cidade de Barbalha. (Diário Oficial da União de 17 de Novembro de 1898). Gregório Pereira Pinto Callou é Filho do Primeiro Callou.

Continua na próxima postagem.

4 comentários:

  1. Prezado amigo Fernando você não citou em sua pesquisa, mas esse seu "Sá" é o mesmo do 'Mem de Sá", governador geral do Brasil. A minha fonte é segura, pode confiar.

    ResponderExcluir
  2. Citei, na ascendência B. O Sá vem, de Inês de Sá Souto Maior, ela descende colateralmente de Mem de Sá. Sei desta descendência desde garoto, dito por minha Avó e Madrinha, Carlota de Sá Barreto Callou.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fernando - Eu fui desatento. Está feita a correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Morais, redator , revisor e analista, são funções que cansa a mente. Tudo bem. Abraço.

      Excluir