Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de julho de 2021

Diálogo entre dois pássaros - Por Ana Esmeraldo de Melo Calou.

 

Um dia, um passarinho encontrou um amigo em uma bela e espaçosa gaiola que mais parecia um palácio, pendurada numa varanda de uma rica residência.

E pensou: como meu amigo vive bem, pois está alimentado e confortável, tem comida de várias sementinhas, água limpa e parece feliz, pois pula o tempo todo de um lado para outro.

Então se aproximou e do chão começou a catar as sementinhas que caiam em abundância. O pássaro da gaiola o viu e disse: - Amigo, aqui em meu palácio eu tenho tudo de sobra e não preciso ficar comendo migalhas do chão.

O passarinho olhou para o amigo e, com pena, percebeu em seus pequenos olhos uma certa tristeza. E então, respondeu: - É verdade, você está muito bem alojado e seu dono lhe trata muito bem! Não lhe deixa faltar nada. Você tem uma vida bem confortável!

Mas, o pássaro da gaiola respondeu: - Amigo, você é muito mais rico e feliz do que eu. Eu posso ter tudo o que você não tem, mas você tem uma coisa que se puder trocar comigo, eu faria negócio rapidinho.

O passarinho admirado, disse: - O que eu tenho que você deseja trocar comigo?

Então o pássaro engaiolado falou: Você tem a maior riqueza que Deus lhe deu. O que pode ser? Perguntou de novo ao amigo da gaiola. E ele respondeu: - A liberdade meu amigo. A liberdade de voar por este céu lindo e pousar em meio às árvores mais belas que existem na natureza, a oportunidade de beijar as flores mais lindas e perfumadas dos jardins. Quer trocar comigo?

Então, o pássaro disse, com o coração triste pelo amigo preso em seu palácio. – É verdade amigo, eu sou livre e apesar de, às vezes, viver sobressaltado, com medo de alguma pedrada ou armadilha espalhada por aí, eu tenho a liberdade de voar e voar por este céu azul e pousar em belas árvores frondosas e verdejantes!

E assim, os dois se despediram apressadamente, pois os latidos de cachorros espantaram o pássaro visitante que logo voou deixando o amigo pensativo e tristonho!

Conclusão:

1. Só sabemos o valor das coisas em nossa vida quando as perdemos.

2. Deus nos criou para sermos livres, no entanto, saber usar dessa liberdade continua sendo escolha nossa. Sermos livres para escolher às vezes nos traz sérias consequências.

3. Assim sendo, é preciso orar a Deus antes de qualquer decisão que possamos tomar.

4. Deus nos fez livres, mas espera de nós o bom uso dessa liberdade.

5. E é sempre bom lembrar que nem sempre a vida de uma pessoa é feliz como aparenta ser.

Agradeçamos a Deus pelo que temos e somos!

Aninha Calou.

Um comentário:

  1. Não dependa de ninguém na sua vida, só de Deus, pois até a sua sombra te abandona quando você está na escuridão.

    ResponderExcluir