Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de outubro de 2022

37 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


Em valores atuais, a Família Imperial brasileira custaria aproximadamente 134 milhões de reais por ano aos cofres públicos, isto é, 0,67 centavos à cada cidadão brasileiro.

Por outro lado, a Presidência da República sozinha custou mais de 600 milhões de reais em 2017 e mais de 1 bilhão de reais em 2019, ou seja, aproximadamente 5,40 reais à cada cidadão brasileiro.

Sob a monarquia, o povo sustentava apenas uma família na Chefia de Estado. Sob a República, o povo sustenta a família do atual Presidente, Bolsonaro, e as famílias dos 6 ex-presidentes da República. 

2 comentários:

  1. Sem contar com a corrupção da República.

    ResponderExcluir
  2. Diferenças entre o Reino da Inglaterra e a República Brasileira

    Excertos(*)

    Quando o assunto é crise econômica, é comum que gastos públicos sejam alvo de polêmicas. No Brasil, as despesas da Presidência da República começaram a ser comparados nas redes sociais com o dinheiro destinado a monarquia britânica, comandada pela Rainha Elizabeth II. Há quem diga que manter a família real é mais barato que bancar alguns órgãos da presidência, mas será que é isso mesmo?

    É verdade. A nossa “republiqueta” custa mais aos contribuintes brasileiros do que custa aos súditos do do Reino Unidos a monarquia comandada pela Rainha Elizabeth II.

    Duvida? então confira as provas abaixo.

    Segundo o Portal da Transparência, a presidência da República gastou R$ 624,7 milhões em 2017. No Brasil o Presidente da República tem a sua disposição 3 (três) palácios (do Planalto, da Alvorada e a Granja do Torto). No período de um ano, a família real britânica também teve gastos elevados, mas ainda assim menores do que o dinheiro utilizado por órgãos que estão ligados diretamente ao posto comandado por Michel Temer. Segundo relatório financeiro da Coroa, divulgado em junho de 2017, foram gastos no último ano 56,8 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$257,3 milhões.

    Tem mais: Num país Monárquico, parlamentar e rico como a Inglaterra, o primeiro-ministro não mora num palácio, mas no terceiro piso de uma casa no centro de Londres, a 10 Downing Street onde também funciona o seu escritório e a sede do governo. Na republiqueta brasileira até os Presidentes da câmara de Deputados e do Senado Federal, usam “mansões oficiais” com uma mordomia de fazer inveja a qualquer monarquia rica da Europa.

    Deve ser horrível viver numa Monarquia.

    (*) Excertos de sites e artigos abaixo:
    • Jornal “O Globo”, edição de 23 de fev. de 2018
    • https://monarquiaconstitucional.jusbrasil.com.br

    ResponderExcluir