Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 12 de outubro de 2022

39 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


Foi declarada herdeira do trono brasileiro aos 11 meses de idade. A princesa Isabel, nascida em 29 de julho de 1846, era o segundo fruto da relação entre Dom Pedro II e Teresa Cristina. O primeiro era Dom Afonso Pedro, nascido em 23 de fevereiro de 1845. Dom Afonso nasceu quando Pedro II tinha apenas 19 anos de idade. 
As expectativas depositadas no menino, como futuro sucessor do trono, fizeram com que o jovem imperador (Dom Pedro II) amadurecesse e assumisse, de fato, as posturas de chefe de Estado e chefe de família – uma família aristocrática, diga-se de passagem.
Entretanto, no dia 11 de junho de 1847, Dom Afonso, após uma sequência de convulsões, morreu, com pouco mais de dois anos de idade. Com a morte do irmão, Isabel passou a ser a herdeira presuntiva (quando não há nenhum outro herdeiro aparente ou preferível) do trono imperial brasileiro, contanto apenas com 11 meses de idade.
Em 19 de julho de 1848, o terceiro filho de Dom Pedro II nasceu: Pedro Afonso. Com o nascimento de outro homem, a princesa Isabel perdeu o posto de herdeira. Todavia, isso não durou muito, pois Pedro Afonso, assim como o irmão mais velho, também morreu prematuramente, em 9 de janeiro de 1850. Com a morte do segundo irmão, Isabel tornou-se novamente herdeira presuntiva. Como Pedro II e Teresa Cristina tiveram apenas mais uma menina, Isabel tornou-se a herdeira oficial na sucessão do pai.

2 comentários:

  1. Durante a Primeira Regência, em 1871, a princesa regente, junto a José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, que era chefe do Gabinete dos Ministros do Império, sancionou a Lei do Ventre Livre. A lei foi promulgada em 28 de setembro do mesmo ano e resolvia que nenhuma criança nascida de escravas negras seria também escrava.


    ResponderExcluir
  2. O Brasil perdeu a vergonha quando destituiu a família real e nunca mais encontrou.

    ResponderExcluir