Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de outubro de 2022

Venda do patrimônio de São Raimundo - Por Antônio Morais.

Em 1921, na gestão do Padre José Alves de Lima, foi vendido todo patrimônio de São Raimundo inclusive a Lagoa ao comerciante Dirceu de Carvalho Pimpim. Este fato causou a maior revolta entre os paroquianos surgindo então o primeiro foco de protestantes na cidade. 

As famílias Gino, Aniceto e Camilo da Vacaria, e Souza da Varzinha. O grande poeta Manuel Antonio da Varzinha fez um verso entitulado "Verso da venda do Patrimônio de São Raimundo". 

São 30 estrofes criticando a decisão do Padre Lima. Por pouco estes versos não se perderam na vala do esquecimento. 

O Blog do Antonio Morais salvou-os.


Leitores eu vou contar

Como anda o nosso mundo

Conto o primeiro capitulo

E depois conto o segundo

É coisa que intimida

Nunca visto em nossa vida

Foi questão com São Raimundo


Nosso mundo está perdido

Valei-me meu Santo António

Se assim acontecer

Fica o lugar tristonho

O tempo tudo descobre

São Raimundo fica pobre

Se vender o patrimônio


Nosso mundo está perdido

Só por causa do dinheiro

Os homens que se ordenam

São os mais interesseiros

Já querem tomar a pulso

Querem deixar sem recurso

Nosso santo padroeiro


Devemos viver a calma

Não se envolver na questão

Porque somos inocentes

Não sabem quem tem razão

Mesmo estamos ex-comungado

E pode ficar arriscado

Para nossa salvação


É certo que não faz medo

Esta triste excomunhão

Porque Deus só quer do homem

É um firme coração

Isto é palavra a toa

Que o padre amaldiçoa

E Jesus nos manda o perdão


Deus deixou padre no mundo

Para reger a doutrina

Ser zelador da igreja

Com a santa lei divina

Mas os padres do presente

Cada qual é mais valente

Com palavra libertina


O pobre tudo agüenta

O rico não se sujeita

E por esta causa e outra

Vivemos nesta peleja

A igreja não merece

Mas se o padre quisesse

Fazia a coisa direita


O povo que não entende

Calunia o pessoal

Diz que em Várzea-Alegre

Padre vem e se dar mal

Executemos a questão

Para ver quem tem razão

De onde vem o sinal


Deus deixou padre no mundo

Para reger a igreja

Deus não deixou ordem em padre

Para lutar com peleja

E depois se zangar

Subir para o altar

E falar tudo que deseja


É certo que protestante

Nesta terra ainda não tem

Por causa destes abusos

Aparecem mais de cem

E se o orgulho aumentar

E alguém quiser virar

Chame que viro também


Deus deixou padre no mundo

Para absolver pecado

Mas por causa do dinheiro

Fez o povo excomungado

Veja quanto é valoroso

O nosso Deus poderoso

Vive sempre ao nosso lado


Leitores devem lembrar

Daquele verso terceiro

Que diz que neste mundo

Só quem vale é o dinheiro

Veja como acontece

Até o padre se esquece

Do nosso Deus verdadeiro


Pergunto ao nosso Deus

Porque foi esta questão

Respondeu-me Jesus

De todo meu coração

O padre falou em negocio

O prefeito disse não posso

Daí veio a maldição


Castigue quem merecer

A defesa é natural

Não faço nada por mal

Vós me queira defender

É que nosso padroeiro

Não precisa de dinheiro

Não precisava vender


Ó Virgem da Conceição

Meu Jesus sacramentado

Proteja minha inocência

Se nisso estiver culpado

Valei-me a providencia

Proteja minha inocência

Se eu estiver errado


Eu habito em Santo António

Não me cabia este artigo

Apenas fiz este verso

A pedido de um amigo

Vou dar meu nome completo

Eu me chamo Felisberto

Da Costa Sousa Perigo


Manuel António de Souza

Sitio Varzinha - Várzea-Alegre

Um comentário:

  1. Registro da história. Padre Lima atendia a orientação do Primeiro Bispo do Crato, vender aqueles bens de menor importância para a comunidade católica e subscrever ações do Banco do Cariri S/A, primeira instituição financeira da região. Esses valores foram parar na China.

    ResponderExcluir