Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 19 de julho de 2021

Clubes de Lions no Ceará I - Por Antônio Morais.


Um dos mais brilhantes  companheiros  do Lions Clube do Crato Centro. CL José Kleber Calou. O leonismo internacional deve muito a este  ilustre companheiro.
O primeiro Clube de Lions instalado no Ceará foi o Lions Clube de Fortaleza Centro. O segundo foi o Lions Clube de Crato Centro, isso no inicio dos anos 50 do século passado. O primeiro presidente foi o Dr. Raimundo Quixadá Felício.
Na década de 80 do século passado uma caravana do Clube participou de uma convenção do distrito  na cidade de Irauçuba.
Dois ônibus da Expresso Real Caririense, 35 casais, filhos e algumas pessoas da imprensa.
Saímos as 5 horas da sexta-feira de Crato, no sábado cedinho estávamos em Ubajara. Nos hospedamos no Hotel Pousada da Neblina,  andamos no bondinho e conhecemos a famosa e conhecida gruta.
No Domingo, por volta de 10 horas da manha estávamos na igreja matriz de Irauçuba  onde uma missa solene fazia parte da abertura da convenção. A caravana entrou na igreja no exato momento que o padre  disse a conhecida frase : "Saudemos uns aos outros".
Foi aquele ruje ruje, aquela cumprimentação toda entre os presentes. Terminado os cumprimentos, do meu lado direito tinha um companheiro que me reservo não revelar o nome, e, que certamente nunca assistiu uma missa, falou pra mim : " Eu não sabia que toda essa gente conhecia nós",
Do meu lado esquerdo estava o companheiro, parente e amigo Gessy Leandro que foi ao meu ouvido e disse : "Eu também não sabia que no mundo tinha um cabra tão égua como esse que está do seu lado".

3 comentários:

  1. Gessy leandro sempre foi um dos CL mais chegados a mim. Não sei se por ter origem em Várzea-Alegre. O fato é que o homem era de uma sinceridade absoluta. Não tolerava besteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem típico do meu pai,ele não admitia que se falassem besteiras perto dele,mas era um homem de bom coração.Você não falou se minha mãe também estava nessa caravana.

      Excluir
    2. Estava sim. Muito tranquila e com aquela paz serena que a caracterizava, não podia faltar. Eram 35 casais, familiares e algumas pessoas da Imprensa. O leonismo era um movimento social de maior expressão naqueles tempos. Em cada cidade tinha um clube de Lions prestando serviços a comunidade carente.

      Excluir