Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de novembro de 2020

Domingo próximo, 15 de novembro, será feriado. De que?


   Para piorar o 15 de novembro, em 2020, vai cair num domingo, dia das eleições municipais. Quem vai lembrar que é feriado? Mas, oficialmente, é mais um feriado nacional. Por que?

   7 de setembro, Independência do Brasil; 21 de abril, dia de Tiradentes; 21 de junho, dia do município de Crato; 9 de março (São José); 1º de setembro (Nossa Senhora da Penha); 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) mas, 15 de novembro é o quê mesmo?

   Estas datas cívicas são facilmente lembradas pela população. Mas, e o 15 de novembro? Pouca gente se recorda que se trata de outra data importante na história brasileira. É o aniversário do golpe militar que implantou a República na nossa pátria. Esse golpe completa 132 anos neste domingo. O povo, entretanto, tem razão para perguntar. 

    Não temos em Crato nenhuma Rua 15 de Novembro, nem Rua Marechal Deodoro; nem Rua Marechal Floriano; nem Praça da República... Aliás,  bom informar a maioria da população  que o Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da República. E o Marechal Floriano Peixoto, o segundo. E veja que depois da implantação, na marra, da República, muitas ruas que tinham nomes poéticos ou populares, na nossa cidade, tiveram suas denominações alteradas para lembrar personagens republicanos, como João Pessoa, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves, Getúlio Vargas, dentre outros.

   A bem dizer, não existe em Crato nenhum memorial, nenhum busto ou monumento, que recorde a República. Sequer houve mobilização, por menor que fosse, para festejar a data da “proclamação” da República, alguma vez na Cidade de Frei Carlos....

 

Um comentário:

  1. Todo aquele que conhece a Monarquia e vive a republiqueta Brasil não encontra o que comemorar nesta data, 15 de Novembro.

    ResponderExcluir