Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 28 de novembro de 2020

VAI COM DEUS MARADONA - Por Antônio Gonçalo.



No dia em que um dos maiores ídolos do esporte é enterrado, na Argentina, surgem  manifestações de toda parte, envolvendo muitos conceitos e opiniões sobre a tragetória do craque, que passou por diversas histórias e causos. Fato é que fica é até um tanto complexo entrar-se no mérito da vida de um astro como o Maradona.

O atleta, como a maioria dos ídolos do futebol, veio de família simples. Se aliarmos isso à precoce entrada dele no mundo da arte, é possível imaginar que alguma coisa incomum poderia acontecer com sua trajetória de sucesso.

E o sucesso, como todos sabemos, é efêmero, mas, também,  muito atraente e especulativo. De modo que, quem os tem, é sempre assediado; ou por quem quer tirar proveito da ocasião, ou por aqueles que, por concorrênncia, desenvolvem uma ou várias estratégias para sucumbir o efeito positivo que o personagem em questão expressa.

É possível afirmar que não há nenhuma dúvida quanto à genialidade de Maradona no futebol. Sua expressão diante da bola era parecida com as de nosso ídolo Pelé. Ou seja, o domínio que tinham sobre a "pelota"  era tão incomum, que os pobres mortais como nós os viam da arquibancada, chegando a pensar em superioridades do além.

Mas, como o Grande Aquireto previu,  não há escapatória para o encontro com Ele. Portanto, humildemente, como futebolista e um ser qualquer, sugiro que separemos os personagens, Maradona atleta e Maradona pessoa comum. Aí, veremos que ele era normal, levando em conta os cenários em que atuou e o entorno que o cercava.
Vai com Deus.

2 comentários:

  1. Antônio Gonçalo - Sua crônica é de uma razoabilidade impar, bem elaborada e oportuna. Na minha singeleza e humildade acho que o grande diferencial está no homem : Na personalidade, na moral e nos bons costumes. Pelé com toda fama, com o mundo aos seus pés sempre foi centrado, nunca enveredou pelo mundo do vicio. Maradona cometeu um suicídio demorado, esperado e consciente.

    ResponderExcluir
  2. Em termos de futebol, não há dúvida de que Pelé também foi mais além. Maradona, embora fosse um craque na bola, enveredou pelo mundo sufisticado e, ainda, se envolveu com vícios, o que, infelizmente, deve ter abreviado sua passagem para o outro lado da vida.
    Deus o acolheu....

    ResponderExcluir