Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de novembro de 2020

Luto

 (por Luiz Philippe de Orleans e Bragança, deputado federal por São Paulo)

     Até dia 14 de novembro de 1889 havia liberdade de imprensa, respeito as liberdades individuais, habeas corpus, separação dos três poderes, eleições, respeito a constituição, equilíbrio fiscal, prosperidade e paz. No dia seguinte ocorreu um golpe de estado. A partir de então, surgiram dois ditadores, estados de sítio, fechamento do parlamento, censura, perseguição política, conspirações, desequilíbrio fiscal, dívida externa, inflação, violações da constituição, guerra civil e mortes.

     Isso tudo, logo nos primeiros 5 anos da República. De alguma maneira somos levados a crer que o golpe de estado foi legítimo e que ele foi para termos avanços na democracia. Mas, mudança de sistema político à parte, é pedir demais reconhecer o fracasso do sistema presidencialista republicano e contar a verdade a sociedade brasileira? Só com um debate honesto teremos o avanço que merecemos.

     Quando a data de hoje pesar na consciência nacional será o dia em que teremos o que comemorar.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Nos meus argumentos em defesa da monarquia eu digo sempre que a diferença entre um regime e outro é que : Os monarcas preparam sucessores e na republica os presidentes preparam herdeiros. Quem observa as paginas policiais pode constatar essa assertiva, esposa, ex-mulher, filhos, irmã tudo enrolados nas lambanças e ladroagens.

    Hoje o Brasil todo tem a oportunidade de eleger, escolher o seu representante no município. O Crato tido como município modelo e berço da cultura vai reeleger uma nulidade comprovada.

    O que esperar de um pais onde o principal responsável por seu fracasso é o povo? O que esperar de um pais que cada um tem o seu bandido predileto?


    ResponderExcluir