A pesada e fria mão da morte pesou sobre o seu coração e a sua alma pura e emanada da divindade, voou ao seio do Eterno e lá foi gozar o prêmio de suas eximias virtudes. Quem era este majestoso que desapareceu dentre nós? Quem era este cidadão prestimoso, cuja campa regamos com as lagrimas da gratidão e da saudade? Preciso fora, que conhecêssemos como conhecemos, para podermos avaliar a tamanha perda.
E deste amigo sem igual, deste coração magnânimo, destas mãos benfazejas, que sempre derramaram o bem, desta cabeça onde germinaram os mais elevados pensamentos em prol do povo de nossa terra, deste todo que formava o grande homem, o amigo verdadeiro, temos apenas sua memória, a grata memória, que jamais morrerá para aqueles que tiveram a ventura de conhecê-lo. Memória que honrosa passará para a posteridade, quando a história lhe fizer a devida justiça.
Temo não proferir o seu nome, o seu venerando nome, com todo o respeito que é devido. Temo pronuncia-lo, e não exprimir a dor, a profunda dor que nos invade. Deixa que a face de Deus e dos homens se confessem o que a ti devemos. Deixa que descreva tuas virtudes, virtudes não de tumulo, mas verdadeiras, para atestar as quais aí estão milhares de testemunhas.
Quem é aquele por quem vertemos amoroso pranto? Por cuja perda a população lamenta? Que elevou a tantos e a tantos deu brilhantes exemplos? Aquele com quem morreram tantas esperanças? Amigo extremoso e verdadeiro.
Dr. Eldon Gutemberg Cariri, foi um grande profissional da medicina, um aporte da medicina, com especialidade em pediatria, ginecologia e obstetrícia.
Formou-se pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro, em 19 de dezembro de 1948, e veio para o Crato atuar no Hospital São Francisco de Assis, Casa de Saúde São Miguel, e também, médico da Fundação Nacional de Saúde. Nasceu no dia 02 de novembro de 1923, e atuou aqui na medicina do cariri por vários anos. Era casado com D. Dometila Alencar Araripe Cariri, e veio a ter vários filhos formados: Pergentino, Ana Amélia, Ovídio e Carmem.
Saudades eternas.
Discurso proferido por Antônio Morais na plenária do Lions Clube de Crato Centro onde foi prestado um minuto de silêncio "In memória", dois dias após o falecimento do médico Dr. Eldon Cariri.
ResponderExcluir