Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 22 de agosto de 2021

APOSENTADORIA E TRANQUILIDADE - COM DEUS - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

É sempre um grande prazer e satisfação encontrar com amigos de nossas jornadas da vida. Tive, hoje, a satisfação de abraçar um amigo de longas e recentes datas, batalhas, sacrifícios, perseveranças,  fracassos e sucessos. Foi a oportunidade de reviver e avaliar o quão bom é ter e preservar amizades.

Estive na residência do colega de Banco, Wood Dantas Ferreira, em Paraipaba- CE, onde ele, aposentado, sossegado e saudável, desfruta do clima e tranquilidade da sua aconchegante chácara, rodeada por um belo lote de coqueiral.

Assumimos emprego no Banco em 1982, na cidade de Quixeramobim - CE, e fomos colegas de trabalho por 33 anos. Sempre o tive como amigo e parceiro de idéias e causos, tanto é que participou como testemunha no meu livro TROPEIRISMO NOSSO.

No início de trabalho no BNB, eu exercia a função de Técnico em Agropecuária. Ele, egresso de um curso quase completo de Agronomia, tinha ideais de um Nordeste próspero e sustentável, o que fez com que congregássemos pensamentos congêneres a respeito da causa nordestina.

As funçòes no BNB nos distanciaram por alguns períodos, mas sempre nos encontrávamos, oportunidades em que reavaliávamos nossas esperanças ou descrenças no que acreditávamos.

Hoje, ambos aposentados, fizemos uma retrospectiva casual e verdadeira, observando que, se não foi em vão o esforço que desprendemos no trabalho de ofício, pelo menos serviu para termos a consciência tranquila quanto ao nosso empenho e dedicação  enquanto funcionários daquela instituição. 

Outro ponto avaliado é que encaminhamos nossas famílias para o rumo do bem comum, e deixamos no extinto trabalho, um pouco do que, em conjunto com os demais, desenvolvemos  em termos de perseverança, humildade e dedicação à empresa e suas causas.

Agora, depois de tantas experiências e convicções práticas do que é ou não é difícil realizar, resta-nos obedecemos a lei do Grande Criador e, na medida do possível, prosseguir com o que nos regem as cauas do bem para estarmos em paz com Deus e nossas famílias.

Aposentadoria e tranquilidade, com Deus.

3 comentários:

  1. O aposentado tem esses privilégios de encontrar grandes amigos e relembrar grandes momentos do passado.

    ResponderExcluir
  2. Wood Dantas é um microempreendedor que, apesar de ter quase concluído Agronomia, graduou-se em Engenharia de AlimentOs e tem vocação para essa área. Inclusive, produz côco e mandioca, industrializando-os na sua propriedade em Paraipaba- CE.

    ResponderExcluir
  3. AH GOSTEI DESSE TEXTO DO INÍCIO AO FIM

    ResponderExcluir