Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de agosto de 2021

Avança na intenção de destruir uma reserva ambiental no município de Crato – por Armando Lopes Rafael

 

    A denúncia já havia sido feita há um ano. Naquela ocasião foi divulgado nas redes sociais:


   " A se confirmar rumores, circulantes na cidade, uma propriedade rural que se constitui numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), existente no Sítio Cobras, zona rural de Crato poderá desaparecer. Existe naquela localidade, localizada próxima à fronteira de Crato-Juazeiro do Norte, uma propriedade que preserva a fauna e a flora daquela região.  Além da proibição de desmatamento, o proprietário daquele sítio mantém lá um plano de reflorestamento e conservação de espécimes de arvores centenárias. Preservam-se aves e pássaros, hoje raros na zona rural do Cariri.

    "Não conseguimos apurar maiores detalhes sobre esses rumores. No entanto, o que se comenta é que o sítio vai ser desapropriado para lá ser construída uma subestação da rede elétrica na Região Metropolitana do Cariri. A se confirmar tais rumores, os prejuízos para a preservação ecológica e manutenção da beleza cênica daquela localidade sofrerá danos irreversíveis. Urge que todos os segmentos da sociedade caririense se movimentem com vistas a apurar a veracidade desses rumores. E estes, se confirmados, devem motivar a mobilização de toda a sociedade para evitar esse dano irreparável ao meio ambiente da nossa região".

Situação se agrava

     Esperava-se um recuo por parte a empresa que tenta a desapropriação; esperava-se maiores  protestos de segmentos de destaque na sociedade do Crato e do Cariri. Ocorreu exatamente o contrário. Noticia-se agora a empresa estatal vai ampliar a área para desapropriação para aumentar a subestação de energia elétrica e uma linha de transmissão em mais 4 (quatro) hectares em relação ao projeto anterior.

       Esse vandalismo premeditado vai impedir que o proprietário do terreno citado possibilite a abertura daquele sítio à visitação pública, como era seu desejo. Seria uma oportunidade não só de preservação do pouco que resta da natureza, mas permitir que a população conheça como era a fauna e flora do Cariri à época de sua povoação, no século XVIII.

        Por fim, é bom não esquecer que subestação e transmissão ode linha elétrica são considerados o segundo maior poluidor da natureza, perdendo apenas para as usinas nucleares.
         E a tudo isso o povo do Crato e do assiste sem protestos nem reação contrária. Até quando?

PS -- Anteriormente, eu havia citada o nome de uma empresa privada como a interessada na desapropriação desse terreno. Entretanto, em 11-08-2021, a Assessoria daquela empresa telefonou negando que fosse ela a interessada nessa empreitada, e sim outra. Fica minha desculpas pela troca dos nomes.

6 comentários:

  1. A empresa concessionária que irar implantar a subestação de linha de transmissão não trás no projeto como fará o coleta dos animais Silvestres e da flora existente na área de preservação ambiental amparada por lei, desobedecendo a portaria ministerial n° 421, 26/10/2011 do Art° 53. A destruição dessas árvores centenárias e gigantescas acarretará prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Assim age o Trust Entranqueiro, depois de usufruir das nossas riquezas Naturais, vão embora levando o produto da exploração feita, deixando apenas o deserto para as futuras gerações de cratenses. Cabe ao Poder Publico, sair em defesa do meio ambiente em que vivemos.
    Crato, 08/08/2021.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o Armando Lopes Rafael traz uma denuncia seria que merece todo repúdio da população.

    Essas decisões mostram o quanto o governo não observa e obedece as leis do país. Confronta a legislação desconhecendo o que a constituição determina.

    O mais grave é que existem sérias duvidas no tocante as devidas licenças que autorizam a obra.

    ResponderExcluir
  4. Esse Sitio Ecológico, é uma amostragem unica da Mata-Atlântica e da Floresta do Araripe. O Município do Crato abrange uma área de 120.000 ha , onde poderá ser implantada a Subastação e Linha de Transmissão Elétrica. Portanto a destruição deste Sitio, é um ato arbitrário, truculento e insano.
    Crato. 09/08/2021.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  5. A agressão a esse Sitio Ecológico, provocará um aumento do efeito estufa no local , tornando-o inabitável para o ser humano animais silvestres, e animais domésticos.
    Crato, 10/08/2021.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  6. Com a destruição deste Sitio Ecológico e Reserva Legal, todas especies da fauna endêmica originaria da Mata-Atlântica e Floresta do Araripe, será dizimada.
    crato, 12 /08/21.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir