Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Congresso.

Quando o povo acha que o Congresso atingiu o fundo do poço da corrupção, surge novo escândalo. No Parlamento, o poço não tem fundo. O pior sempre está por vir.Dessa vez, descobrimos que há mais de dez anos o Senado tem baixado centenas atos secretos para nomear parentes, criar cargos, aumentar salários e superfaturar serviços, entre outros delitos. Com a clara intenção de má-fé, os atos não foram publicados no Boletim Administrativo, como prevê a legislação. Por isso, teoricamente, não têm validade jurídica. Mesmo ilegais, foram executados. E as falcatruas continuariam indefinidamente, se a imprensa não as revelasse.Os responsáveis pelos atos secretos devem ser punidos com rigor. Mas após a divulgação dos crimes, começou o jogo de empurra. Ninguém assume responsabilidades. O ex-diretor e os ex-presidentes da Casa nos últimos anos alegam ignorância. Mas é inevitável que o foco recaia sobre os suspeitos habituais: Agaciel Maia, Renan Calheiros e José Sarney.Atual presidente do Senado, Sarney costuma mentir de maneira deslavada, com a arrogância dos impunes. Há poucas semanas, mentiu ao dizer que não sabia que todo mês recebia quase R$ 4 mil de auxílio-moradia. Agora, alega desconhecer que seu neto estava empregado, sem concurso, no gabinete do amigo Epitácio Cafeteira. Certos políticos são escória. Sarney não tem moral para ser parlamentar, que dirá presidir o Senado. A faxina na Casa deve começar com seu afastamento. Se esse escândalo também não tiver punição, ficará nítido que o Senado como um todo é conivente com os crimes.
Jornal O Globo.

3 comentários:

  1. Não tem moral para ser parlamentar, mas tem para ser o principal amigo e aliado do Cara. O que dizem de tudo isso os adebtos.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Mais uma do Cara, cfe. Portal Terra:
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira a sequência de denúncias de irregularidades no Senado. Em viagem ao Cazaquistão, Lula comentou o discurso feito na terça-feira pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que se defendeu das acusações de usar atos secretos para nomear parentes na Casa. "Não li a reportagem do presidente Sarney, mas penso que ele tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum", disse Lula.
    O presidente Lula disse que é importante investigar o que houve, inclusive para saber a quem poderia interessar desestabilizar o Senado.
    "Essa história tem que ser mais bem explicada. Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Mas penso o seguinte: quando tivemos o Congresso Nacional desmoralizado e fechado foi muito pior para o Brasil, portanto é importante pensar na preservação das instituições e separar o joio do trigo. Se tiver coisa errada, que se faça uma investigação correta."
    Lula disse também que o governo não teme ser prejudicado pelas denúncias sobre o Senado. "Todos os senadores, a começar do presidente Sarney, têm responsabilidade de dirigir o destino do País, ou seja, do Congresso Nacional, vamos esperar que essas coisas se resolvam logo", acrescentou.
    Para o presidente, as denúncias podem acabar cansando a população. "Elas (as denúncias) não têm fim e depois não acontece nada (...) O que não se pode é todo dia você arrumar uma vírgula a mais, você vai desmoralizando todo mundo, cansando todo mundo, inclusive a imprensa corre o risco. Porque a imprensa também tem que ter a certeza de que ela não pode ser desacreditada porque, na hora em que a pessoa começar a pensar 'olha, eu não acredito no Senado, não acredito na Câmara, não acredito no Poder Executivo, no STF, também não acredito na imprensa', o que vai surgir depois?", afirmou.

    ResponderExcluir
  3. Armando.

    O Presidente perdeu a oportunidade de ficar calado e passar despercebido. O Sarney disse que a culpa não é dele e sim do senado. Parece que ele é senador de janeiro para cá e não foi presidente da casa por tres mandatos de 10 anos para cá. A imprensa divulga e denuncia os fatos. Do Sarney é que todo dia se descobre coisas: um dia um neto, outro dia uma neta, outro dia um filho, depois amigos todos se locopletando e não é dada explicação plausivel. Não sabe que depositam dinheiro na conta, não sabe que o neto era funcionario do Cafeteira, não sabe que a sobrinha que mora na Espanha é assessora da Roseana. Não sabe que Belo Parga, seu amigo, quando deixou de ser senador passou sete anos morando no apartamento do Congresso. É igual ao outro não sabe de nada. O certo é que o Lula e o Sarney se completam.

    ResponderExcluir