Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de julho de 2009

familias e suas origens - IV

Corforme informações do caro Amigo Raimundo Wiltom, em belo comentário, na postagem anterior o Alferes Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra se casaram em 1730. Ela nascida em 1710 e ele nascido em 1700. Faleceu Bernardo Duarte Pinheiro em 12.11.1768, em Varzea-Alegre. Na relação de seus filhos vou fazer referencia ao Francisco Duarte Bezerra Pinheiro que foi o segundo matrimonio entre essas famílias de Várzea-Alegre e dos Inhamuns. Francisco Duarte Bezerra Pinheiro casou-se com Barbara de Morais Rego. Ele de Várzea-Alegre, filho do português Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra e ela filha de Gabriel de Morais Rego e Catarina Pereira de Almeida, de “São Gonçalo dos Anjinhos”, Oeiras-Pi. São os pais de Raimundo Duarte Bezerra o conhecido papai Raimundo, casado com Tereza Maria de Jesus, fundador de Várzea-Alegre e de quem descende grande parcela da população do município. Outros filhos do casal embora não se tenha informações de suas descendencias:
Jose Bezerra do Vale
Gabriel de Morais rego
Manuel Antonio de Morais.
A. Morais.

6 comentários:

  1. A proxima postagens farei referencias a Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol, filho de Raimundo Duarte Bezerra. Ele e cinco se seus filhos se casaram com pessoas das familias dos Inhamuns, inclusive sendo quatro flhos de Manuel Alves de Morais da fazenda Pita em Arneiros.

    ResponderExcluir
  2. Morais
    O meu avô se chamava Raimundo Duarte Pinheiro, e morava na Ribeira dos Bastiões.

    ResponderExcluir
  3. Elmano.

    Duarte, Pinheiro, Menezes, Bezerra, Morais e Rego, Feitosa tem as mesmas origens o mesmo tronco.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Morais,

    Gostaria de sua observaçao a um dado interessante. Tenho suspeita que este citado Gabriel de Morais Rego é o mesmo ou talvez ainda um filho de um personagem da Revolta de Beckman (Maranhao, 1684). Nao sei se poderiamos verificar pelas datas, mas o certo é que geograficamente Oeiras e Maranhao nao sao distantes.

    Veja este link de um livro que o cita na Revolta de Beckman, também conhecida como Revolta do Berquimao:

    http://publishing.yudu.com/Library/Ay2zi/ArevoltadeBequimo/resources/258.htm

    Estarei no fim de julho em Varzea Alegre, gostaria de vê-lo por la.

    Abraços.

    Savio Morais.

    ResponderExcluir
  5. Savio.

    São varios os " Gabriel de Morais Rego". O Mais antigo que se tem noticias é o de São Gonçalo. Depois dele vieram varios e até em nossos dias registram com esse nome. Sou padrinho de um que tem apenas 6 anos. Conheço varios (Gabriel de Morais Rego) em Varzea-Alegre, alguns deles conhecimento por Bilé. Estarei aguardando sua vinda a Varzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  6. Caro Morais,

    Parece ser realmente a mesma pessoa, pois como confirmou o Antonio Correia, no livro de Leonardo Feitosa percebemos a citaçao de dois irmaos: Jacinto e Gabriel. Exatamente da mesma forma que se refere o livro que te indiquei. Este primeiro Gabriel que citaste, esta em que periodo? Digo data?

    Abraços.

    Savio Morais.

    ResponderExcluir