Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eleição - Por Antonio Morais


Nada há mais desagregador, no mundo, do que a atividade política. Em Várzea-Alegre, em épocas de eleições, nem as famílias escapam. A historia a seguir data do ano de 1992, eleição para prefeito. Os candidatos eram colegas de profissão, amigos e sócios do único hospital da cidade, operavam juntos.
Os irmãos Joaquim Bitu, Doca Bitu e Pedrinho Bitu são os personagens da referida historia, eu sei e avalio o risco que corro de ser mal entendido, más espero e confio que o bom humor resista a qualquer outro tipo de avaliação. Inclusive os tres já são falecidos.
Joaquim Bitu era ante político, não tinha preferência por essa ou aquela tendencia, mas era mais amigo de Doca do que do Pedrinho.
Tinha o Joaquim Bitu, uma mania de tratar as pessoas com o titulo de “Dom”, antes de qualquer nome próprio ele acrescentava a honraria: era Dom Bitu, Dom Menezes, Dom Sátiro, Dom Costa, Dom Piau, Dom Mota etc.
Doca Bitu era partidário doente de uma tendência e o Pedrinho seguia a orientação contraria. Nestas condições começou uma pendenga entre os dois irmãos na mercearia do Joaquim Bitu. As avaliações eram contrastantes, Doca Bitu defendia uma tese e o Pedrinho Bitu outra. Nada de consenso.
Depois de muitos vai e vem, idas a riba e abaixo, já esquentados, Pedrinho Bitu disse para o irmão: Você devia era pagar dez arrobas de algodão que o seu genro me deve! Doca não se fez de rogado: Pago, se você me pagar, tres sacos de goma e cinco sacos de café que o seu genro me deve! Foi quando Joaquim Bitu aplaudiu a arenga: Bonito Dom Doca! Bravo Dom Doca!. Valeu Dom Doca!

2 comentários:

  1. Dedico este causo ao Mundim do Vale. Mais do que ninguem o Mundim conhece as resenhas politicas da nossa terra. Espero que está historia o desperte para outras e que os leitores tenham de que rir.
    Abraço Mundim.

    ResponderExcluir
  2. Dom Morais. Obrigado pela dedicatória. è verdade eu conheço
    Algumas coisa dos irmãos Bitu, só
    não estou postando porque eu tenho o mesmo receio seu, de que os familiares Possam não gostar.
    Mas vai aqui uma de leve.
    Uma vez tinha uma porca fazendo raiva a Doca Bitu e ele pegou na orelha dela,e deu seis tiros de revólver. Errou todos seis e ainda quebrou o rabicho da chinela.
    Abraço.
    Mundim

    ResponderExcluir