Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de maio de 2018

Pedro Alves de Brito - Por Antônio Morais

Clique na foto para ampliar..

Da esquerda para direita:
O de chapéu motorista de Pedro Brito.
Pedro Brito, de gravata.
Madrinha Mundinha.
Escolástica.
Madrinha Zefa.
Expedito Bezerra de Brito.
Bonifácio e Luiz de Joaquim André, Pedrinho e Zacarias de Chico André.

Na verdade já se falou muito neste blog sobre Pedro Alves de Brito. Sabemos ser neto de Joaquim Alves de Morais e Teresa Anacleta de Meneses, que eram os pais de Leonarda Bezerra de Brito sua mãe. Tinha três irmãs casadas com primos em Várzea-Alegre, Bilinha com Jose Alves Feitosa Bitu, há poucos dias postagens uma bela foto da família, Sandola com Jose Raimundo de Menezes, o conhecido Zé Raimundo do Canto e Milinda com Cazuzinha Mendes do Iputi. Pedro Alves de Brito era casado com Laura Morais e Silva da Lagoa do Arroz. Foi político no Crato, desempenhando com ética, moral e honradez mandatos de vereador por varias legislaturas.

Duas ou três vezes ao ano Pedro Brito visitava os seus primos de Várzea-Alegre. Eram dezenas. Como a família era muito grande encontravam-se uns de posses, abastados e outros desprovidos de quaisquer valores materiais. Para Pedro Alves de Brito todos tinham o mesmo valor, e por essa razão recebiam dele a mesma consideração. Nesta visita a casa do Sanharol Pedro Brito fez-se acompanhar de Expedito Bezerra de Brito, filho do professor Zuza Bizerra de quem era primo legitimo. O Conhecido Expedito da Casa Tamoio.

3 comentários:

  1. Esta foto foi enviada por minha prima Escolastica Lisboa de Morais que vive em Fortaleza, é ligada a Secretaria de Educação do Estado e tem filhos fazendo mestrado nos Estados Unidos. Escolastica é a garotinha da porta, entre Mundinha e madrinha Zefa.

    ResponderExcluir
  2. Morais eu me lembro da época em que ele vinha a passeio pelo Sanharol nas casas dos primos. Recordo-me que ele era um senhor muito educado e nós o chamava de Tio Pedro Brito!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Morais, Pedro Brito tinha uma ligação muito forte com os meus familiares ( Correia Lima e Bernardo Vieira).
    Uma prima do meu pai me disse, certo dia, que reclamava do seu pai pelo motivo dele dar dois filhos para Pedro Brito apandrinhar e o velho respondia: - minha filha, é que o compadre Pedro Brito é uma pessoa tão boa!
    Meu pai dizia que Pedro Brito era um homem de leitura, pois, ao ler um jornal e e ao desviar a vista para comentá-lo para as pessoas que iam até sua casa para ouvír as notícias e, ao voltar à leitura, não precisava marcar com a caneta para prosseguir na leitura

    ResponderExcluir