Parte da frota adquirida em 1949 e 1951, que depois se tranformou numa das maiores empresas de transportes de passageiros do nordeste do pais..
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A historias dos transportes rodoviários no Nordeste Brasileiro tem obrigatoriamente de constar, dentre seus inúmeros precursores, o nome de Antonio Temoteo Bezerra, “ Chagas Bezerra”, hoje referencia em importante artéria na cidade do Crato. Av. Chagas Bezerra, pista asfaltica partindo da Av. Dom Francisco, ao Estádio Governador Virgilio Távora, “Mirandão” e aos conjuntos habitacionais “Mirandão”, bem próximo ao Terminal Rodoviário Wilson Roirz.
Nesta oportunidade, realiza-se em Fortaleza, capital cearense, uma homenagem por parte das autoridades representativas dos transportes rodoviários, aos mais destacados, “pioneiros” do setor, autênticos desbravadores das estradas nordestinas que abriram caminhos interligando as mais diferentes regiões do nordeste, ao sul do pais, e especialmente, São Paulo.
Para destacar a trajetória empresarial de Antonio Temoteo Bezerra, fomos conversar com Luzimário Temoteo Bezerra, um dos seus filhos, o primeiro dos homens e que teve firme participação ao lado do pai, nos importantes empreendimentos relacionados com a trajetória de Antonio Temoteo Bezerra, na área dos transportes rodoviários, no nordeste brasileiro.
Conforme as informações de Luzimario dados inclusive do conhecimento do entrevistador, Chagas Bezerra foi realmente um pioneiro, levando os seus veículos às mais distantes localidades do pais, mas especialmente às regiãos do Nordeste, Sul e Sudeste, demonstrando a coragem do nordestino através de estradas, em sua maioria no barro e na piçarra, para mais adiante, encontrar o progresso do Asfalto.
As regiões que naqueles distantes anos viam os veículos comandados por Chagas Bezerra eram Ceará, Piauí, Pernambuco, São Paulo principalmente. Eram as chamadas linhas Crato-Teresina, Crato-Floriano, Crato-Rio e São Paulo, Crato-Iguatu, Crato- Juazeiro, Crato-Varzea-Alegre.
A luta empresarial de Chagas Bezerra, de acordo com a revelação de Luzimario, teve inicio na década de 40, por volta de 1945, em Várzea-Alegre, com um “pau de arara” lembrando que ao sair do nordeste em direção a São Paulo, tinha por habito dizer para esposa Ideltrudes Matias Bezerra,” Adeus” e não, “até Logo”, tão inóspitas as regiões que suas estradas se apresentavam aos viajantes, com prolongadas demoras de até 20 a 30 dias.
Aluta de Chagas Bezerra não se resumia apenas no que diz respeito ao transporte de passageiros, mas também, no transporte de mercadorias, pois ao retornar de suas demoradas viagens ao Sul do pais, preparava o veiculo para o transporte de algodão para Campina Grande. Diz Luzimario que por volta de 1949, seu pai comprou o primeiro ônibus, um For 49 e em 1951, decidiu residir em Crato.
Nesta oportunidade, realiza-se em Fortaleza, capital cearense, uma homenagem por parte das autoridades representativas dos transportes rodoviários, aos mais destacados, “pioneiros” do setor, autênticos desbravadores das estradas nordestinas que abriram caminhos interligando as mais diferentes regiões do nordeste, ao sul do pais, e especialmente, São Paulo.
Para destacar a trajetória empresarial de Antonio Temoteo Bezerra, fomos conversar com Luzimário Temoteo Bezerra, um dos seus filhos, o primeiro dos homens e que teve firme participação ao lado do pai, nos importantes empreendimentos relacionados com a trajetória de Antonio Temoteo Bezerra, na área dos transportes rodoviários, no nordeste brasileiro.
Conforme as informações de Luzimario dados inclusive do conhecimento do entrevistador, Chagas Bezerra foi realmente um pioneiro, levando os seus veículos às mais distantes localidades do pais, mas especialmente às regiãos do Nordeste, Sul e Sudeste, demonstrando a coragem do nordestino através de estradas, em sua maioria no barro e na piçarra, para mais adiante, encontrar o progresso do Asfalto.
As regiões que naqueles distantes anos viam os veículos comandados por Chagas Bezerra eram Ceará, Piauí, Pernambuco, São Paulo principalmente. Eram as chamadas linhas Crato-Teresina, Crato-Floriano, Crato-Rio e São Paulo, Crato-Iguatu, Crato- Juazeiro, Crato-Varzea-Alegre.
A luta empresarial de Chagas Bezerra, de acordo com a revelação de Luzimario, teve inicio na década de 40, por volta de 1945, em Várzea-Alegre, com um “pau de arara” lembrando que ao sair do nordeste em direção a São Paulo, tinha por habito dizer para esposa Ideltrudes Matias Bezerra,” Adeus” e não, “até Logo”, tão inóspitas as regiões que suas estradas se apresentavam aos viajantes, com prolongadas demoras de até 20 a 30 dias.
Aluta de Chagas Bezerra não se resumia apenas no que diz respeito ao transporte de passageiros, mas também, no transporte de mercadorias, pois ao retornar de suas demoradas viagens ao Sul do pais, preparava o veiculo para o transporte de algodão para Campina Grande. Diz Luzimario que por volta de 1949, seu pai comprou o primeiro ônibus, um For 49 e em 1951, decidiu residir em Crato.
A esposa Dona Ideltrudes, Chagas Bezerra, Presidente Janio Quadros, Governador do Estado do Ceara Paulo Sarasate, Dr. Geraldo Lobo e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceara Deputado Filemon Teles.
Vale Lembrar, com referencia a residência da Avenida Teodorico Teles, que foi ali onde Chagas Bezerra foi anfitrião do Presidente da Republica Dr. Jânio Quadros, isto no inicio da década de 1960, uma visita honrosa, tendo por real motivo, amizade que já tinha Chagas Bezerra, com o Dr. Jânio Quadros, em suas idas e vindas a São Paulo.
A trajetória rodoviária de Chagas Bezerra que remonta aos idos de 40, com o For 49, rodando para São Paulo e transportando nordestinos para aquelas paragens, já com o nome “Varzealegrense”. Valendo citar que em nossa região foi o pioneiro.
A empreitada de Chagas Bezerra teve seu ciclo encerrado quando, em 1972, vitima de um enfarto, foi internado na Casa de Saúde Raimundo Bezerra de Farias, após inicio de tratamento em hospital de Juazeiro do Norte, falecendo em 08 de Outubro desse ano.
Antonio Temoteo Bezerra foi casado três vezes. Do primeiro casamento, foram três filhos, do segundo também três filhos, e do terceiro seis filhos. Chagas Bezerra teve o seu trabalho empresarial reconhecido pela cidade que acolheu de braços abertos.
Pode-se assim destacar-se o valor de um homem que priorizou o Crato para os seus empreendimentos, aqui trabalhou e aqui residiu com sua família, desenvolvendo com seriedade e acima de tudo honestidade, um trabalho que ao lado de pessoas também dinâmica, deixou um legado pioneiro, levando o nome do Crato a regiões distantes, através, principalmente da “Viação Varzealegrense”.
A trajetória rodoviária de Chagas Bezerra que remonta aos idos de 40, com o For 49, rodando para São Paulo e transportando nordestinos para aquelas paragens, já com o nome “Varzealegrense”. Valendo citar que em nossa região foi o pioneiro.
A empreitada de Chagas Bezerra teve seu ciclo encerrado quando, em 1972, vitima de um enfarto, foi internado na Casa de Saúde Raimundo Bezerra de Farias, após inicio de tratamento em hospital de Juazeiro do Norte, falecendo em 08 de Outubro desse ano.
Antonio Temoteo Bezerra foi casado três vezes. Do primeiro casamento, foram três filhos, do segundo também três filhos, e do terceiro seis filhos. Chagas Bezerra teve o seu trabalho empresarial reconhecido pela cidade que acolheu de braços abertos.
Pode-se assim destacar-se o valor de um homem que priorizou o Crato para os seus empreendimentos, aqui trabalhou e aqui residiu com sua família, desenvolvendo com seriedade e acima de tudo honestidade, um trabalho que ao lado de pessoas também dinâmica, deixou um legado pioneiro, levando o nome do Crato a regiões distantes, através, principalmente da “Viação Varzealegrense”.
Postagem dedicada ao empresario Luiz Carlos Correia Diniz.
Chagas Bezerra foi um grande empreendedor. Apesar de ter fixado rersidencia em Crato, sempre amou sua terra natal, sua Varzea-Alegre. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, edificou na Igreja Matriz de são Raimundo um Altar e trouxe uma imagem para ser venerada pelos nossos conterraneos. Enquanto vida teve promoveu as festas de Nossa Senhora Aparecida, em Varzea-Alegre. Foi um benfeitor do Nordeste.
ResponderExcluirA.Morais
Luiz Carlos disse:
ResponderExcluirValeu, muita gente vai lembrar de sua primeira viagem, nossos irmãos já tiveram o privilegio de andar de ONDIBUS.
Obrigado,pelo resgate da nosso passado.
Eu tinha 10 anos em 1954, quando assisti uma partida de Várzea-alegrenses para SP.
Me lembro quando um dos nossos perguntou ao Sr Chagas Bezerra, se o mesmo não estava se astrevendo pois ja iria comprar
mais ônibus para aumentar a frota.
Ele na sua sabedoria disse.
Meu filho, não se preocupe EU levo os iludidos, e trago os arrependidos.
Essa frase nunca saiu da minha cabeça.
Amanha estarei na terrinha.
Lcarlos
Era festa de Aparecida. E estavam três ônibus da frota de Chagas Bezerra, estacionados na Av. Getúlio Vargas, Chagas Bezerra
ResponderExcluircoversava com Bizim e Mundim Tibúrcio, na esquina do motor da luz e eu ainda menino arrodiei os ônibus, quando ví um deles com o nome varzealegrense faltando o R.
Fui lá onde estavam os três e falei: - Tem um um ônibus daqueles que tá faltando um R no nome varzealegrense
Chagas reagiu dizendo:
- Não pode. Esse letrista travalha comigo a seis anos e nunca error esse nome.
Bizim botou a mão na minha cabeça e falou:
Chagas se o garoto tá dizendo que falta, é porque falta, esse menino é filho de Pedro Piau.
- Pois vamos até lá para conferir.
Quando Chagas viu que de fato faltava o R, concordou comigo e com bizim.
O Sr. Mudim Tibúrcio num tom de brincadeira disse:
Mas é fácil de resolver Chagas, Você dispensa o pintor e contrata esse menino.
A viação Varzealegrense, faz parte da história do nosso povo; da minha e de todo migrante que veio para o sul do país no início do chamado milagre brasileiro. Quando a empresa foi vendida para Gontijo, houve muitos protestos em Várzea Alegre por parte daqueles que defendiam que a empresa levava o nome de Várzea Alegre pelo Brasil a fora e por isso precisava ser preservada. Mas, voltando a Chagas Bezerra, lembro-me de um causo, atribuido à ele, que quando assistia a um jogo no cidade do Rio de Janeiro, ele muito empolgado com o jogo, não parava de gritar:
ResponderExcluirVai pelé! Vai! Faz um gol que eu dou um oinbus!
E um gaiato ao lado, para tirar uma casquinha dele diz:
-Não é oinbus que se fala rapaz, é ônibus!
E ele: É, eu não sei falar mas, tenho 366 e você sabe falar e não tem nenhum!
Tive a honra de trabalhar para a Viação Varzealegrense de 80 a 83, qunado esta foi vendida ' Viação Gontijo em setembro de 1983, digo para, porque eu era registrado na Viação Brasília, mas o ponto d e a poio era o mesmo (trabalhava em Feira de Santana) etudo funcionava junto.Conheci a viúva d eSeu Chagas, sou amigo de Timótio, e minha família deve muito 'a estas empresas.Teve uma época que era eu mais 5 irmãos, funcionários do Grupo. Convivi também com o Sr. Hiderval, genro de Seu Chagas. Muita saudade daquela época. Parabéns por este resgate tão precioso que nos emociona muito.
ResponderExcluirGostaria de saber qual o ano desta foto. 1960? Nesta ocasião o general médico Joaquim Pinheiro Monteiro, mandou matar um boi para um churrasco no Engenho Paul. Este churrasco para um comício do Jânio, foi em atenção ao velho Ademar de Barros que foi seu amigo e colega do curso de medicina no Rio de Janeiro. Estive presente. Ganhei algumas vassourinhas pequenas e douradas, acreditava que eram de puro ouro! Achei uma maravilha aquela música: Varre, varre, vassouriha...(risos) Esse Jânio, demagogo que nem Maluf, subia nos palanques aqui de São Paulo comendo sanduiches para dizer que ia fazer um governo para o povo...
ResponderExcluirMaria da Gloria a Foto segundo Luzimario, filho do Chagas é do inicio de 1961.
ResponderExcluirO General Monteiro era irmão de Marcial Pinheiro Monteiro, sogro de um dos filhos de Chagas Bezerra.
ResponderExcluirO grande empresário vazealegrense era também bisavô de uma sobrinha bisneta do general.
Várzea Alegre e Crato sempre tiveram muita ligação
pelos empreendedores, pelos estudantes, por várias famílias tais como: Brito, Bezerra, Morais, Vieira que se radicaram no Crato.
Um bom domingo a todos do blog.
Sinto orgulho de ser neto de uma pessoa tão honrosa, uma das maiores frustrações de minha vida foi não poder conhecer ele, ainda hoje guardo uma foto dele que foi dado por minha mãe, que por sinal se chama aparecida, santa em que ele era devota. Sou de uma família totalmente voltada a área da saúde, mas eu sinto que algo me fez caminhar para a administração, e espero ter a metade da capacidade empreendedora dele. Simplesmente um visionário!
ResponderExcluirMeus caros:
ResponderExcluirLuis Carlos Correia, A.Morais, Giovani, Raimundim Piau, Gabriel e Glória.
Estou encantada com a maneira como se constuiu a hisória do transporte em Várzea Alegre - UMA CONSTRUÇÂO COLETIVA sensacional!
Que tal completarmos este trabalho com dados sobre a Mudança Confiança de Otacílio Correia ?
Obrigada a todos vocês que colaboraram com riquíssimos dados para o livro (a ser lançado em breve) "FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE VÁRZEA ALEGRE.
Também sou neta de Chagas Bezerra, filha de Lusimário, e não poderia deixar de comentar.Tenho muita honra de ser neta de um dos maiores empreendedores que já houve nesta região, na sua área com certeza, o maior.Levou muitos nordestinos ao Sul, simplesmente pela sua coragem de inovar. Coragem, esse é o termo certo para demonstrar em uma única palavra os seus feitos.Era de uma generosidade sem igual.E tudo isso o fez um homem corajoso, batalhador, honesto.Muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, promovia na sua cidade natal Varzea Alegre, a festa de Nossa Senhora Aparecida, que tanto alegrava os seus conterrâneos.É muito bom quando se há o reconhecimento de uma pessoa que tanto fez pela sua cidade, pela sua região.
ResponderExcluirGrande abraço!!
Prezado Gabriel.
ResponderExcluirInicialmente um grande abraço no seu pai, Dr. Carlos, ele cuidou dos meus filhos aqui em Crato, sou o Morais, o gerente do Bic quando ele estava por aqui pelo Crato, ele deve se lembrar, os meus filhos deram muito trabalho a ele. Depois quero lhe desejar parabens por ser neto deste extraordinario empreendedor Chagas Bezerra. Um abraço a todos e estou a disposição para qualquer postagem. Basta enviar para o meu imail - ( moraisenair@hotmail.com).
A. Morais
Rachel.
ResponderExcluirParabens pelo avô e pelo Pai. Fui amigo de um e sou amigo do outro. Que Deus abençoe a todos.
A. Morais
Sou o bisneto de chagas
ResponderExcluirDo pronunciamento, ACIMA, de Raimundo Bezerra de Morais, em 22 jan., 2010 (20:39); acompanhei à distância, pois, morava na rua Getúlio Vargas (mas, alteraram sua denominação), ainda criança, ouvi de casa o estampido dos fogos, os comentários do que acontecia, e vendo de casa ao longe, no antigo cacimbão perfurado na gestão do então prefeito Américo Barreira - esse ficava ao lado do mercado, no meio da rua.
ResponderExcluirCONTINUO
ResponderExcluirVi os ônibus estacionados, dois ou três, NÃO lembro a quantidade; bem como, outro que em algumas vezes apareceu na cidade, e estacionou já na frente do mercado novo - de uma Empresa Pereira. E, até mesmo, nos anos 1960, do ônibus da Empresa Expresso de Luxo, com a viagem semanal - isso mesmo, uma vez por semana, fato que perdurou até mesmo até meados da década seguinte, 1970. Mas, a festa do seu idealizador, com expressado acima, Sr. Themóteo Chagas Bezerra, NÃO perdurou por muito tempo; no que me permitiu-se deduzir, NÃO viveu para idade avançada, e por consequência, a empresa - idéia para qual tanto trabalhou, após seu final de vida, desestruturou-se, comparada ao porte da qual galgou, mesmo que a denominação fantasia, fosse escrita de maneira jurídica - Viação Varzealegrense S\A.
MAIS UMA VEZ CONTINUO
ResponderExcluirAcrescento, esqueceram que depois de tanto tempo a cidade Várzea Alegre passou a ser rota de linha da empresa que recebia o gentilício da cidade. O outro fato, na cidade, é que em Várzea Alegre, o ônibus estacionava na rua Major Joaquim Alves (essa, também mudada a denominação); e, essa parada era no Bar de "Nêgo de Aninha" - modo que lembro o modo que a cidade reconhecia o proprietário da casa comercial. E, nesse bar, logo na entrada, na parede do lado esquerdo ou direito, havia um ou dois quadros com uma moldura coberta com vidro, onde estavam fixadas fotografias de outra empresa de outro cidadão da cidade a, - Viação Brasília - ; lembro, fotos de veículos-ônibus, alguns fabricados na década de 1960 (pelo desenho que apresentavam, e que nesse momento consigo ver na minha memória), bem como, da Estação Rodoviária Antônio Ferreira, que o mesmo construiu em Cajazeiras, no vizinho Estado da Paraíba (que cresci ouvindo suas duas estações de rádio - Difusora e Alto Piranhas), e de um Ponto de Parada dos ônibus, em Salgueiro, onde só via-se a frente. Uma PERGUNTA, o que fizeram dos quadros, pois, sou sabedor que o bar NÃO mais existe. E, quanto a outras informações, a Estação Rodoviária recebeu a denominação do genitor do proprietário da empresa, e que a mesma - rodoviária - foi construída no ano de 1963, como li numa placa no referido local, haja vista, que embarquei na mesma, bem como, numa viagem de excursão do colégio, para Paulo Afonso, já passava da meia-noite, e numa parada em Salgueiro, estava um ônibus da Viação Brasília, sendo preparado para continuar a viagem no destino à São Paulo. De tentar estabelecer uma linha por Várzea Alegre e Iguatu, entre Teresina (Piauí), até Cajazeiras. E, alguém lembra, que durante a realização da Copa do Mundo (NÃO era da FIFA), distribuíram na cidade aquelas Tabelas com os Jogos, e na Frente a no Verso aparecia a Propaganda da Viação Brasília. Em, publicações do DNER, encontrei que a denominação jurídica da Empresa à época, era Raimundo Ferreira, que de Cajazeiras mudou a sede para Patos. Acredito ter ido há bastante coisas, nesse falar sem fim, e como diria Odorico Paraguassu, "vamos aos finalmente, quem sabem, os senhores com mais acessos a outras informações já publicadas - durante muito tempo, duas agências da Viação Varzealegrense, sempre foram no mesmo local, da sua sede em Crato, na Praça Francisco Sá, que o prédio estava desmoronando, de outra em Juazeiro, nas proximidades do Hotel Municipal; de encontrar fotos antigas na cidade do Crato, que seja no antigo Jornal "A Ação", editado pela Diocese, bem como da revista Região, editada em Crato, com bastante propagandas e fotos (essa tenho o original de algumas poucas, com propagandas da Varzealegrense, bem como, da Caririense) e até mesmo na revista Itaytera (o seu Chagas, como muitos se reportam, foi proprietário de um posto de combustível, pelo que lembro da Itaytera). Retornando, um pouco sobre a Viação Brasília, vi algo na "internet", sobre a mesma, com fotos, e no que restou na rodoviária em Cajazeiras, o prédio está ao abandono, fechado, só restando o nome - vide no google, Cajazeiras - fotos, que é possível identificar. Nessa página NÃO li NADA sobre a Caririense; melhor Real Caririense, que resulta de uma cisão na Cearense.
VIDE: no sítio, a seguir, o primeiro ônibus a desembarcar no Terminal Rodoviário do Tietê, após as primeiras horas de funcionamento http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1476764
ResponderExcluirhttp://barrazabus.fotopages.com/?entry=2062782
http://www.onibusparaibanos.com/2013/01/viacao-brasilia-paraibana-de-nascimento.html
http://www.fortalbus.com/2013/01/raimundo-ferreira-um-nordestino-de-boa.html
Li, na "internet", no referido sítio ACIMA divulgado, noticiado por outro, denominado Toffobus, e acompanhado da foto, NÃO identificando em qual jornal de São Paulo, publicou a referida foto, do primeiro veículo, que realmente desembarcou passageiros nas primeiras horas de funcionamento, na madrugada, no caso, deduzi, foi o desembarque, haja vista, os primeiros embarques acontecem sempre a partir das 4 até as 5 horas da manhã. Portanto, foi da Viação Varzealegrense, com o ônibus que encerrava a viagem iniciada em Quixadá até São Paulo; com esforço é visível e identificação.
ExcluirCORREÇÃO - "durante a realização da Copa do Mundo (NÃO era da FIFA), distribuíram na cidade aquelas Tabelas com os Jogos, e na Frente a no Verso aparecia a Propaganda da Viação Brasília", isso, foi no anos de em1966.
ResponderExcluirDIGO, ano de 1966
ResponderExcluirLamento profundamente o anonimato.
ResponderExcluirNÃO Lamento profundamente
ResponderExcluirNÃO Lamente; no que poderia colaborar é publicar, AQUI, uma foto da antiga agência de embarque de passageiros da Varzealegrense, na praça Francisco Sá, nesta cidade do Crato. Colaboraria muito, com a história da referida empresa. Como é habitante do Crato, isso lhe permite procurar por fotos outras que apresentaria a história do que foi a VARZEALEGRENSE.
ResponderExcluirInformações ricas, importantes como essas deviam vi acompanhadas do nome de seu informante. Por esse motivo lamentei. Mas, não deixam de serem um primor e complemento da postagem. Muito Obrigado.
ResponderExcluirEm 03 jul 2015 - "E, alguém lembra, que durante a realização da Copa do Mundo (NÃO era da FIFA), distribuíram na cidade aquelas Tabelas com os Jogos, e na Frente a no Verso aparecia a Propaganda da Viação Brasília."; ENTÃO, vide no "sítio" ABAIXO - https://4.bp.blogspot.com/-ri2SB3PG54s/WpCgDXZv8FI/AAAAAAAAYbs/pnb-kk_BKv8PaJ3hWMtCYDK3QLu9IV1HgCLcBGAs/s1600/28056581_10215610539238233_4566564941881083513_n.jpg - justamente, a capa da tabela, citada
ResponderExcluirVIDE o sítio, a seguir:
ResponderExcluirhttp://cajazeirasdeamor.blogspot.com/2011/01/conhecido-popularmente-como-o-homem-da.html
18 de janeiro de 2011 Ele gostava de Cajazeiras, mas a cidade não gostava dele.
Cleudimar Ferreira
deva ser a filha que assina - com enorme quantidade de fotos
ACRESCENTE:
ResponderExcluirA Rodoviária Antonio Ferreira
https://coisasdecajazeiras.com.br/a-rodoviaria-antonio-ferreira/
a história e as operações da linha Fortaleza x Salvador
Por Fortalbus
Em 1976, a linha interestadual entre Fortaleza x Salvador iniciava suas operações unindo as duas importantes capitais nordestinas. A permissão para exploração da linha foi concedida para as empresas de ônibus Viação Brasília, de propriedade do Grupo Empresarial Raimundo Ferreira, e a Pensatur
A Viação Brasilia e Pensatur S/A venceram a concorrência aberta em âmbito nacional, pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), órgão regulador na época, para a concessão da linha rodoviária Fortaleza x Salvador x Fortaleza. A vitória teve maiores méritos e obteve maior repercussão no setor de transportes,
http://2.bp.blogspot.com/-FfwqdmPF7tA/VrGZWsQQOCI/AAAAAAAAzv4/-fsoBjm0IOI/s1600/ssa%2B1.jpg
http://www.fortalbus.com/2018/02/conheca-historia-e-as-operacoes-da.html
Em 1962 partir do Crato pra são Paulo nesse ônibus foram 9 dia e 9 noites até são paulo
ResponderExcluirEu conheci o Luzimário Temoteo Bezerra quando eu tinha 7 anos nós chamávamos ele de Marinho, como era conhecido no bairro do Brás em São Paulo. O Marinho namorou a minha irmã mais velha que se chama Lizete. Gostaria de ter contato com o Luzimário Bezerra, para nós conhecido como Marinho.!! o meu email é jatrevisan@yahoo.com.br - meu facebook é josé Aníbal Trevisan.
ResponderExcluirno "LinK" -- mostra o que restou da agencia da Viação Varzealegrense, na praça Francisco Sá
ResponderExcluirhttps://www.google.com.br/maps/place/Pra%C3%A7a+Francisco+S%C3%A1,+26+-+Centro,+Crato+-+CE,+63100-330/@-7.2325961,-39.4092027,3a,75y,21.85h,90t/data=!3m6!1e1!3m4!1sGez-1k_h7e2DnshwQoRZrw!2e0!7i13312!8i6656!4m5!3m4!1s0x7a18486b15ab75d:0x189fcde6fbd8eea4!8m2!3d-7.2324087!4d-39.4091537