Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de março de 2010

Controversia - Por A. Morais

Recebi do Mundim do Vale o livro de autoria de Dideus Sales intitulado “O Sertão em Verso e Prosa”. Na pagina 46 há um poema que o Dideus Sales apresenta como sendo do poeta Chico Rosa, cantador de Jaguaruana. Acontece que esse mesmo poema está no livro “O Cearense”, pagina 31, como sendo da autoria de Raimundo Lucas Bidinho, poeta de Varzea-Alegre. Aba da Serra é uma localidade, um sitio do município varzealegrense. Valho-me dos leitores para tirar essa duvida e esclarecer a autoria.

Segue o poema:

Comi de um jerimum caboco
Já da rama derradeira
Era mole como cera
Tinha água igual um coco
Vingou em cima de um toco
Três palmos acima da terra
Encarnado como guerra
Com o gosto de cupim
Foi este o jerimum mais ruim
Que deu a aba da serra.

Várzea-Alegre 1950.

6 comentários:

  1. Está no livro "O Cearense" de autoria do Bidinho o poema em questão. Gostaria que me informassem a autoria - Bidim ou O poeta de Jaguaruana?
    Vamos Lá Dr. Savio, Israel, Mundim do Vale, Tarciso Coelho! vamos tirar a duvida.

    ResponderExcluir
  2. É vero, Morais. Eu já confrontei
    os poemas com o meu amigo Dideus Sales e ele apenas me disse que publicou o livro com data posterior
    ao do bidinho, e que muito dos versos foram contados por pessoas
    e ele não teve o cuidado de fazer uma pesquisa com mais rigor.
    Seu comentário tem bastante fundamento.
    Abraço.
    Mundim do vale.

    ResponderExcluir
  3. eu sentado na sala de estar mas bidinho com esse livro em mãos, eu peguei fiz uma glosa na hora no caderno respondendo a dideus sales que a poesia era do nosso poeta e não desse impostor, eu assino em baixo em nome do nosso bidinho

    ResponderExcluir
  4. A poesia tem mesmo a cara de Varzea Alegre e o jeito do nosso poeta Bidin de escrever. Bom mesmo que se esclareça esse episódio.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Morais,

    Passei três dias tentando acessar o blog do Sanharol durante o feriado e não consegui. Exatamente quando eu tive tempo, não consegui.

    Vamos ao que interesa: essa poesia é do Bidim, sim! e a sua postagem foi muito importante para alertar os leitores sobre certas publicações sem pesquisa prévia.

    Fatos dessa natureza são considerados desserviços à cultura e à autoria.


    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. HORA MAIS MINHA GENTE SE A POESIA É OU NÃO É DO BIDIM ?????

    SOMENTE EM DIZER QUE É
    A COISA NÃO SE RESOLVE
    QUERO QUE DIGA E PROVE
    NA CAUSA NÃO PERCA A FÉ
    QUE É DE BIDIM SEI QUE É
    NÃO QUERO NINGUÉM CALADO
    DIDEUS FOI NESSA ENGANADO
    POIS POETA BOM NÃO ERRA
    MAS É DA NOSSA ABA DA SERRA
    ESSE JIRMUN DESGRAÇADO

    EU DIGO PORQUE COMI
    DO JIRMUN UM BOM PEDAÇO
    E FOI COM O VERSO QUE FAÇO
    QUE O PRESENTE AGRADECI
    SÓ NÃO CONSEGUI DORMI
    POIS FIQUEI DE BUCHO INCHADO
    A NOITE INTEIRA ACORDADO
    E QUASE NÃO DESEMPERRA
    É DA NOSSA ABA DA SERRA
    ESSE JIRMUN DESGRAÇADO

    COMI DE UM JIRMUN CABOCO
    FOI MIM DADO POR BIDIM
    O BICHO ERA ASSIM MEI RIM
    E EU FIQUEI ASSIM MEI ROUCO
    EU SOUBE QUE EM CIMA DE UM TOUCO
    O BICHO TINHA VIGADO
    COMI SEM SER AVIZADO
    SEI QUE O POETA NÃO ERRA
    DEVE SER DA ABA DA SERRA
    ESSE JIRMUN DESGRAÇADO

    ResponderExcluir