Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 28 de março de 2010

Ginasio São Raimundo - Varzea-Alegre - 50 anos - Por A. Morais

O Colégio São Raimundo Nonato (CNEC) está fazendo Jubileu de Ouro, 50 anos de educação em Várzea Alegre. Nesta oportunidade eu gostaria de ser um Rui, um Bilac ou um José do Patrocínio para saudar o Colégio São Raimundo a altura do seu merecimento e importância.

Atrevo-me a escrever por força da minha gratidão e reconhecimento pela oportunidade que este maravilhoso centro de ensino ofereceu a mim, a meus familiares e amigos para ter um encaminhamento digno nos enfrentamentos da vida.

Quantos de nós somos devedores deste reconhecimento, quantos de nós iniciamos nossas esperanças no velho prédio da Rua Getulio Vargas, quantos de nós iniciamos nossas oportunidades ali. O Ginásio São Raimundo foi nossa segunda casa, nossa segunda família, marcou a fase mais dourada de nossas vidas. Salve o Ginásio São Raimundo, Salve seus diretores, seus mestres e seus alunos. Obrigado de coração.

Antonio Alves de Morais – ex-aluno.

11 comentários:

  1. Como ex-aluno do Ginasio São Raimundo, deixo minha gratidão e reconhecimento ao Ginasio, aos mestres, aos Diretores, aos alunos e declaro que aquela epoca do Ginasio foi sem duvida a fase mais dourada de minha vida, a mais importante e a que mais saudades deixou.

    Abraços a todos.

    Paz e Bem.
    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    pequena crônica (que chamo de 'croniqueta') que escrevi sobre Tio Almir. Se julgar conveniente, autorizo-o a publicar.
    Abraço
    XICO BIZERRA



    MEU TIO ALMIR – uma vez flamengo ...
    Seu Almir era um homem bom, só fazia o bem e nunca acreditou em Deus. Fazia uma exigência, metódico que era: quando morresse, que seu cortejo fúnebre desviasse pela rua de trás, evitando passar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha. Fez até um mapa detalhando o roteiro a ser cumprido. Estava tudo preparado para esse dia, por ele mesmo, desde a bandeira do Flamengo a ser colocada sobre o caixão até o discurso de despedida, por ele próprio redigido e que seria lido por Altamiro, seu amigo, aposentado do BB e flamenguista como ele. Proibido estava que se fizesse qualquer oração, sequer um Pai-Nosso. Altamiro foi-se antes, coração atropelado por um enfarte desgovernado e sem freios. Seu Almir morreu num domingo, na hora da missa das sete e seu sepultamento foi às quatro da tarde, quando se iniciava a novena em louvor à Virgem Maria. A rua estava lotada de fiéis e seus amigos o acompanharam da Pedro II até o cemitério pela rua que fica por trás da Igreja. Se houve reza, foi baixinho e ninguém ouviu. Mais tarde, o Flamengo ganhou do Vasco por 1x0. Da arquibancada do céu ouviu-se um grito de gol embrulhado num manto rubro-negro.

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Xico Bizerra.

    Uma bela cronica. Muito merecida e justa. Estarei postando amanha no Sanharol e Blog do Crato. Parabens pela lembrança e agradeço a visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Morais...

    Gostaria de reforçar o seu reconhecimento e felicitações ao Colégio São Raimundo. Ali recebi por vários anos conhecimento e orientações que muito me servirem e me servem até hoje. Parabens ao Colégio.

    ResponderExcluir
  5. Não deixemos o Centro Educacional Cenecista São Raimundo Nonato, que leva o nome de nossa terra por todo o Brasil, feche suas portas!

    ResponderExcluir
  6. Morais, faço minhas as suas palavras... Todo o meu carinho e gratidão ao Centro Educacional São Raimundo Nonato... Parabéns a todos que fazem aquele colégio.

    ResponderExcluir
  7. Morais, já disseram tudo, sobrou pouco para mim, mais eu acrescento
    que o valor daquele colégio começou pelo nome São raimundo Nonato.
    diga ao pessoal que eu volto já para o Sanharol.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  8. Morais,

    Fui aluno do Centro Educacional São Raimundo Nonato no período de 1970 a 1973. Ali participei do Jornal Eco Estudantil, juntamente com Luís David e Romildo e assisti aulas memoráveis com os professores Levi, Dr. Lemos e Dr. Luís Bitu, de saudosas memórias.

    Parabéns ao colégio e a todos os grupos gestores que o eternizaram.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Colégio São raimundo, por este jubileu de ouro, muito marcante 4 anos anos que estudei nele. saudade1

    ResponderExcluir
  10. Não poderia ficar calado com essa nobre homenagem ao Ginásio Raimundo Nonato prestado por Morais em reconhecimento as suas grandes virtudes no setor educacional do nosso Município.
    Todos nós devemos a esse importante estabelecimento educacional que sempre lançou em seu quadro de professores profissionais competentes e com compromissos de alavancar o progresso educacional de nossa querida Várzea-Alegre.
    Quero como aluno da casa deixar minha gratidão a todos os professores, diretores, alunos, pessoais administrativos, que por ali passaram durante toda essa trajetória de existência do Ginásio São Raimundo Nonato.
    nin

    ResponderExcluir
  11. Prezados amigos.

    Na minha epoca de ginasio era Secretaria Socorro Rolim de Morais, foram meus diretores Dr. Lemos e Dr. Iran Costa. Promessores, quanta saudades de Odeva, Anesia, Aniete, Elita, Isabel Andrade, Tiburcio, Dr. Oto Otoni, Jackson Teixeira, Dr. Lemos, Dr. Pedro, Almino Gabriel e, os alunos vige nossa, quantos? Dezenas, todos espalhados e vitoriosos mundo a fora. Parabens a todos eles.

    Abraços.

    ResponderExcluir