Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de março de 2010

Historias do Sanharol - Por A. Morais

Dedicada a João Bitu.

Cotinha Bitu foi uma mãe dedicada, carinhosa, conselheira e orientadora. Pra fazer ciúmes aos demais filhos eu afirmo que a Isabel, por ser a caçula, era o dengo de Cotinha, era mais paparicada, embora a Corina negue.
Certa feita Cotinha resolveu mandar uma nata para Isabel em Fortaleza. Procurou no Sanharol e não encontrou. Exigia que fosse uma nata de boa qualidade. De Raimundo Leandro não queria porque o leite era de varias procedências e a nata da coalhada era misturada com a nata retirado do soro.

Ligou então para Delmir, esposa de Geraldo Leandro e perguntou se era possível arranjar um quilo de nata pura. Resposta positiva. Cotinha mandou o Galego de Fiúza com uma lata de leite ninho buscar a nata. Quando Galego chegou à casa de Delmir ela disse: eu disse que tinha essa nata, mas eu não tenho, falei porque eu não podia faltar com Cotinha: Galego!. Vai à casa de Raimundo Leandro e trás esse caldeirão de nata.

Galego obedeceu e voltando com a mercadoria Delmir encheu e lata de leite ninho com nata e ficou com a sobra. Galego subiu para o Sanharol. Chegando à casa de Cotinha ela abriu a lata, deu uma balançada, cheirou a nata e disse: Essa é nata pura, nessa se pode confiar, agora aquela que Raimundo Leandro vende é muito misturada. Juntou a lata de nata com um queijo de manteiga caprichado por Carmelita de Antonio Leandro e mandou para Isabel em Fortaleza.

Fonte Galego de Fiúza.

3 comentários:

  1. Na verdade não é coisa facil fazer a diferença entre uma nata pura ou outra qualquer, o sabor é o mesmo. Quanto a preferencia por Isabel é apenas uma brincadeira pra fazer ciumes aos demais. Cotinha tinha um coração do tamanho do mundo: Com os seus e com os outros. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Ave Maria, eu lembro da época que Isabel tava namorando Joaquim Frutuoso que a época era presidente do sindicato rural e candidato a Vereador. A primeira coisa que Cotinha fez foi pregar uma foto do candidato na porta de casa! E era Joaquim pra cá, Joaquim pra lá! Hehehehe!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre gosto de me pronunciar: quanta saudades sentimos daquela que foi a viga mestre de nossa família. Morais, ela sempre foi assim, muito exigente com suas coisas, mas mesmo assim todo comerciante gostava muito dela pelo fato de ser honesta e sincera, quanto não gostava da mercadoria dizia na cara do vendedor.
    Tinha também uma grande qualidade, não gostava de comprar nada fiado, motivo maior em escolher a mercadoria. Em outros comentários falei que tive os melhores pais, nos momentos difíceis eles investiram no mais precioso para os filhos, na educação, esforço maior de Cotinha. Portanto, fruto de um trabalho compartilhado entre pais e filhos, hoje somos todos formados, trabalhando e vivendo por conta própria.
    Obrigado Morais por ter dedicado essa postagem a minha pessoa, imagine o quanto me emocionei, pois falar de minha mãe é prazeroso, é recordar um passado de glória e você conhece o quanto eu o esforço incansável e o carinho especial que ela tinha para com os filhos, amigos e o povo em geral da nossa querida Várzea-Alegre.

    ResponderExcluir