Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de abril de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL - literatura de cordel - Por Mundim do Vale

Meu caro amigo leitor
Eu peço atenção total,
Vou rimar nesse cordel
A causa de um grande mal.
A doença do planeta
E o aquecimento global.

É notório a nossa gente
Se queixando do calor,
O mar muito revoltado
Distribuindo o terror.
Só pode ser represália
Contra o homem predador.

Deus não fez o ser humano
Desprovido de noção,
Deu a ele inteligência
Para ser um bom cristão.
Mas ele desobedece
Causando a poluição.

Peço perdão ao leitor
Por também contribuir,
Pois o cigarro que fumo
Sei que chega a poluir.
Mas eu pretendo deixar
Se meu bom Deus permitir.

Deus cultivou a floresta
Adubando com amor,
Agora vem qualquer um
Especulando o valor.
Por isso eu digo que o homem
É o maior predador.

O problema permanece
Em cada esgoto entupido,
Na chaminé fumaçando
E no rio poluído.
No lixo sobre as lagoas,
No mangue sendo invadido.
A derrubada de árvores
A indústria de carvão,
A queimada de florestas
E o cano de escapação.
São responsáveis diretos
Precisam de contenção.

Agressão ambiental
É um fato em evidência,
O cidadão mais humilde
Agride na inocência.
Mas tem especulador
Que age com consciência.

Eu já rimei o problema
Vou rimar a solução,
Só finda o aquecimento
Parando a poluição.
Conservando os animais
Mantendo a vegetação.

Para um futuro feliz
Precisamos nos unir,
Estruturando o presente
Para aguardar o porvir.
Se acontecer o contrário
O planeta vai sumir.

Se o meu cordel alcançar
Gente de bom coração,
Vou ficar muito feliz
Pela contribuição,
Pedindo a Deus que ajude
Na busca da solução.

Se o verso ofender alguém
Me desculpe o proceder,
Não tive aqui intenção
De a ninguém ofender.
Só apontei solução
Pra terra sobreviver.

No cordel dei meu recado
Espero que alguém mais fale,
Pra defender o planeta
Não há ninguém que me cale.
Por isto eu assino embaixo
Poeta: MUNDIM DO VALE.

3 comentários:

  1. Prezado Mundim do Vale.

    Faça a postagem deste cordel no Blog do Crato. Com sua permissão estou enviando para a Senadora Marina Silva.

    Parabens pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Aqui você tem apoio
    Do seu amigo João
    Defensor da natureza
    Nada de poluição
    A coisa não é brincadeira
    Acorda toda nação

    Agredir a natureza
    É crime ambiental
    Alerta minha gente
    Nada de fazer o mal
    Unidos numa só corrente
    Nesta luta universal.

    As águas tornando escassas
    Por falta do matagal
    Os animais estão fugindo
    Do seu habito natural
    Tudo por culpa do homem
    Por não conservar o vegetal.

    Parabéns poeta Raimundinho
    Por defender a natureza
    Temos que formar corrente
    Em defesa dessa nobreza
    Visando as gerações futuras
    Habitantes dessa Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. Deus deu muita inteligência ao homem e infelizmente ele não sabe usar só para o bem do mundo....
    Parabéns a Raimundim e a João por esse alerta.

    ResponderExcluir