Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Estranho papai Noel.

Sou dos que acreditam que, em Várzea-Alegre, como nas Minas Gerais, tudo pode acontecer. Se lhe disserem que, lá, o cometa de Halley parou, pra ver a banda passar ou o Boi Ápis brincou o Carnaval, fantasiado de vaca, qualquer dessas coisas, não duvide: creia, piamente! Nisto, sem duvida, está nossa singularidade, preciosa virtude que nos faz invejados por gentes de todos os quadrantes. Até aí, tudo bem, mas, por que comecei falando de um estranho Papai Noel ? Paciência: explicarei.

Foi numa noite festiva de Natal, no Ano da Graça de 1929. Desde manha cedo, como sempre acontecia, nessa data, a cidade foi se enchendo dos seus bravos filhos. Mansos e cordatos, mas bravos em todos os sentidos, particularmente, na religiosidade. A rua grande, hoje Major Joaquim Alves, em toda sua curta extensão, é um fervilhar de passos. Homens, mulheres, meninos se misturam e se completam, num vai-e-vem que nem eles entendem por que.

Um ano bom de inverno, uma safra preciosa proporciona a todos trazer a alegria estampada nos rostos, os dentes na chuva. Gente feliz, mãos calejadas e honestas, corações sem maldades, cabeças serenas e sensatas, pés diligentes e firmes. Completando a figura sobejamente humana, tipicamente cearense, roupas novas e festivas, pisantes em fase de inauguração. Dá gosto ver as mocinhas no melhor do seu aplomb:- são morenas que o trabalho ao sol bronzeou, no continuo labor da roça, do pilão, da roupa lavada no riacho. Tonalidade que traduz dignidade, diferente dessas que as dondocas de hoje vão buscar, quase nuas, nas beira das praias. Os rapazes, por sua vez, tipos sadios e desinibidos, sem a triste adiposidade dos indolentes; antes, fortes latagões que o machado, a foice, a enxada fizeram a musculatura bem distribuída. Meninos buchudos e trelosos – nem, todos! Se misturaram pelo meio do povo, lambendo seus alfinis, comendo suas broas, beijus ou tapiocas. Que festa para essa garotada uma bolacha fogosa da bodega de Zé Augusto!

Vieram todos de todos os sítios próximos, somar-se aos da área urbana ( da rua... como se diz, para festejar o nascimento de Cristo, assistir a Missa do Galo, coisa lá pela meia noite, depois de algum negocio feito, um namorico, um encontro fortuito onde não faltou o clássico aviso: Cuidado, Zé, pai vem aí! Ou Mãe tá oiando!

Há hora precisa em que Papai Noel desce pela chaminé, á procura dos sapatinhos que o esperam ... nessa hora solenissima, meu irmão, foi que José Martins, o marido de Petronila Gibão, achou de transtornar o caldo. Deu um chilique daqueles, seguido de um verdadeiro urro e... tome confusão. Estabeleceu-se o maior pânico e pouco adiantava gritasse o padre: Calma, calma, minha gente. Todos ouviam é alma, é alma. Verdadeiro estouro da boiada, fugiam todos, em todas as direções, na vontade única de escapar, fosse como fosse a tragédia. O que foi aquilo – a corrida da Noite de Natal – todos sentiram e compreenderam bem, pelo numero sem conta de terços, sapatos, véus, chapéus, bolsas, óculos, toda parte de apetrechos deixados no salve-se quem puder.
JF

3 comentários:

  1. Papai Noel para entrega de presentes. Estamos localizados em São Paulo e atendemos todos os segmento. Contato: jorge.elenco@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Morais várzea alegre tem mais estranhos Papai Noel.
    Certa vez, quando a senhora Laís Iolanda Costa dirigia a pasta da Educação em nosso município, convidou em um final de ano o Sr Antônio José de Sousa mais conhecido por Pelé para ser o papai Noel. No inicio tudo bem; o papai Noel visitou primeiro as crianças no colégio são Raimundo; no que elas fizeram uma verdadeira festa. No Presidente Castelo agora Escola Dr. Pedro Sátiro. Mais uma festa; Escola Figueiredo Correia idem. Mas ao chegar no Centro Social Urbano (Lourival Clementino do Nascimento) CSU. As crianças estavam na hora mais preciosa do dia; a da merenda. Quando aparece aquele negro vestido de vermelho e branco e faz RO RO RO RO ; a criançada solta os prantos e saem correndo e gritando!!! É o cão!!!! É cão!!! E desse dia pra cá não tivemos mais nem um Papai Noel preto em Várzea Alegre. Pelé não quer nem saber de convite pra ser Papai Noel

    ResponderExcluir
  3. Muito bom de lê o texto do Dr. Jose Ferreira. Muito engraçado como tudo de nossa terra e de nossa gente. O Padre Calma, Calma gente e o povo fazendo bunda de ema ouvindo é Alma, é alma.

    ResponderExcluir