Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Desafio - Por A. Morais

Você diz que aqui foi bom,
Más, bom foi no Brejim
Que o vento deu pra baixo,
E levou as “folhas” tudim.

As folhas no caso, eram as filhas de Antonio Folha, donzelas bonitas que nesta ocasião visitaram o sitio Brejinho. O autor do verso estava em companhia do meu pai, Jose de Pedro André. Quem é o autor da quadrinha?

A – Vicente de Zé Joaquim
B - Antonito de Antonio de Souza
C – Zé Valentim
D – Expedito Marciano
E – Pedro de Joaquim Piau
F – Luiz Ruberto

8 comentários:

  1. Neste dia houve dois eventos. Um reizado no Roçado Dentro e um Coco no Brejinho. O meu pai foi com o amigo para o Brejinho, e, quando voltou foi até o Roçado Dentro onde o seu companheiro fez estes versos.

    ResponderExcluir
  2. esse verso tem a cara do poeta Candeiro. mas como ele não consta na listagem, eu vou ficar calado.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Mundim. Tem a cara do Candeiro, mas a autoria não foi do nosso grande Cadeiro. O autor é outro.

    ResponderExcluir
  4. tenho acompanhado diariamente o blog, acho muito interressante, principalemente os "causos" contados pelo meu primo Mundim do Vale. E eu acho que esses versos é de "titio" ou seja, Antonito de Antonio de Sousa.
    Valdimiro Vieira

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amigo Valdemiro.
    Os versos não são do amigo Antonito. Antonito estava no reizado, no Roçado de Dentro. A frase é de um que foi ao Bregim. hahaha

    ResponderExcluir
  6. Prezados amigos.

    Luiz Ruberto, de familias do Inhamuns, morou na casa de Tio Chico André. Depois se casou com Juracy, filha de Clarinha e morou no sitio Canto. São dele os versos. Foi Luiz Riberto o companheiro de meu pai na viagem ao Brejim.

    ResponderExcluir
  7. bem que você disse que eu não ia saber mais esse verso é de A – Vicente de Zé Joaquim

    ResponderExcluir
  8. Israel.

    Vicente de Ze Joaquim, conhecido por Vicente Grande, foi o maior incentivador da cultura popular em Varzea-Alegre. Nesse dia ele era o pai dos caretas do reizado no Roçado Dentro. Quando Luiz Ruberto disse esse verso, Vicente de Zé Joaquim falou: orre mais os caba, viram como o Luiz é danado.

    ResponderExcluir