Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUANTO PAGOU NA DÚZIA - Por Mundim do Vale

Certa vez Chagas Taveira combinou com Dorrim de Doca Dutra para furtarem umas laranjas na laranjeira da casa de Raimundo Beca. O plano foi feito assim: Chagas entrava e Dorrim ficava no pé da cerca, para que Maria beca não notasse. De cima da laranjeira Chagas jogava as frutas e Dorrim juntava num saco de estopa.
E assim tentaram fazer. Chagas chegou para Maria e falou:
- Dona Maria, dêxe eu me assubí no pé de Laranja, prumode tirar umas fôia pra mãe fazer um chá, qui ela tá cum dor de barriga e caganêra.
Maria disse:
- Tá certo mais num tem pricisão de subi não. Do chão mermo dá pra tirar.
- Mais Dona Maria, pra fazer chá, é mais mió daquelas qui tão no ôi.
- Apois tá bom, mais num bula nas laranja não, viu?
Chagas entrou, foi logo subindo na laranjeira e tome laranja caindo e tome Dorrim aparando. Da janela onde Maria ficou catando o arroz, não dava pra ver nenhum dos dois.
Os dois na ânsia de furtar as frutas, não notaram que Raimundo Beca vinha chegando da feira. Quando Raimundo viu aquela festa, foi chegando por trás e põs a mão aberta no ombro de Dorrim e perguntou: - Quanto pagou na dúzia?
Chagas pulou e fez carreira por dentro das terra de Zé Raimundo, que o rabo foi um reio. Raimundo Beca inventou de olhar pra ver se conhecia o ladrão que correu, mas descuidou-se e o que estava imobilizado escapou.
Daí pra frente houve uma seção de palavrões e as mães dos garotos, ganharam um bocado de adjetivos sem ser qualificativo.
No dia seguinte logo pela manhã, Raimundo já mais calmo, saiu passeando com Maria e passando debaixo da laranjeira, encontrou uma sacola de plástico cheia de folhas de laranjas. Era o truque de Chagas para sair pela porta da frente. Com aquele achado a raiva de Raimundo voltou mais forte e ele falou para Maria:
- Ou Maria!
- OI.
- Adonde era qui tu tava qui num viu aquela arrumação de onte?
- Eu tava catando arroz cum a cabeça baxa.
- E tu sabe pelo meno quem é o pai daqueles cão?
- Sei, o qui tava inriba da laranjeira era Chaga de Jorge Taveira e o qui tava dibacho catando era Dorrim de Doca Dutra.
- E Cuma é qui tu sabe. Se tu tava cum a cabeça baxa?
Foi porque Raimundo Piau passou aqui onte de noite e eu paguei cinco laranja pra ele me dizer.
- Apois eu num cunfí não. Raimundo Piau é um cão também. Eu acho que ele tava era de parêa cum os oto, pra dispois parti o rôbo. Pegue essas fôia e faça logo um chá, porque se eu pegar um desses caba, ele é quem vai ficar cum caganêra.

3 comentários:

  1. essa história é muito boa parabéns raimundinho, o público tinha que conhecer

    ResponderExcluir
  2. Raimundo Beca era muito experiente, eu acho que o Mundim do Vale estava de socio com o Chagas. hhahaha

    ResponderExcluir
  3. Mundim:
    que história boa danada! Dei boas risadas, imaginei a cena todinha,parece até que eu conheço os caba.

    ResponderExcluir