Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MAMÃE EU QUERO - Por Mundim do Vale.

No ano de 1966, foi formado um bloco de índios, que era composto: Por Homero Proto, Antônio Almeida, João Morais, Antônio Ulisses e esse contador de causos. Chico Pão era o cacique e o segurança do bloco.
O carnaval de rua era fraco e o baile noturno funcionava no bar de Nêgo De Aninha.
No domingo o nosso bloco deu uma volta pela antiga rua Major Joaquim Alves, ( Que ainda devia ser ) E à noite foi para o baile.
Ednólia Correia Diniz, tinha trazido uma fantasia indígena de Fortaleza e passou um tempinho junto ao bloco, fazendo com que o grupo ganhasse mais beleza e prestígio.
Chica do Rato ficou na porta e não tirava os olhos da gente.
Na manhã seguinte Xixica chegou para sua mãe Samaria e falou:
- Mãe! Vigia aí esse saco de pena, qui é prumode eu apregar na minha sáia, pra fazer uma fantasia de índia, pra eu ir vadiar no carnaval no bar de Nego de Aninha.
Samaria tinha pouco juízo também, mas as vezes dava uma dentro.
Notando que a pretensão da filha não tinha futuro advirtiu;
- Francisca. Larga mão de ser besta, qui tu é pobe e carnaval é coisa de gente rico.
- E Cuma foi qui eu vi Ednólia vistida de índia lá?
- Mais muié. Ednólia é neta de Quinco Honoro e de Jusué Diniz.
- Basta! E Chico pão? Ele tombém é neto De seu Quinco e de seu Zizué? Apois ele tombém tava lá, qui eu vi.
- Francisca. Tu vai cuidar dos teu pioi, qui é muito mais mió.
- Apois eu vou fazer minha fantasia e vou sair de índia aqui na rua dos piru.
E assim aconteceu. Na segunda feira ela desfilou do motor do coronel Dirceu, até o Ingém Véi acompanhada de mais de 60 meninos, cantando “ Mamãe eu quero. “
Aquele dia Várzea Alegre teve o seu melhor carnaval de rua.


Dedicado a Ednólia Correia e Odalice Leandro. As inimigas da informática.

3 comentários:

  1. Mundim!

    Luiz Carlos me falou que Ednolia e Odalice são beradeiras não sabem acessar o Blog não. Mas eu acho que beradeiros somos nós e por essa razão elas não acessam. Parabens Mundim pelo belo resgate.

    Ednolia e Odalice muita paz, saude, felicidades e alegrias hoje e no carnaval. Saudades da Xica e do seu Bloco.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. ESSE FATO NUNCA TINHA OUVIDO NINGUÉM CONTAR MAS MUITO BOM E POR TRÁS O PAPEL DE PAREDE DE COMO ERA A SOCIEDADE DA ÉPOCA; CARNAVAL ERA COISA DOS RICOS NÃO SEI O QUE O MUNDIM FAZIA PELO MEIO.

    ResponderExcluir
  3. Mundin,

    Esse fato é muito interessante para mim, pois valoriza muito o Bloco da Segunda-feira falado por Dr. Rolim. Xixica: A Precursora. Tal qual São João Batista.

    Um abraço.

    ResponderExcluir