Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A troca dos santos - Por Antonio Morais


Foto do meu amigo e camarada Aldenisio Correia a quem dedico esta proeza.

Prezado amigo. Estou vendendo esta historia pelo mesmo preço que recebi de um filho de Pedro Frutuoso do sitio Guaribas em Várzea-Alegre. Trata-se de um contraste conhecido e falado até na musica do saudoso José Clementino que diz: São Braz lá é São Raimundo. Pois bem, quando se espalhou essa historia o padre da época teve a iniciativa de mandar fazer varias imagens de São Raimundo para disseminar entre os paroquianos a correção do erro.

Em cada casa deixava uma imagem, e, sempre recebia alguma doação em troca. Na casa de Pedro Frutuoso, nas Guaribas, quando o padre entregou a imagem a mulher disse: menino, pega uma galinha pru padre levar! Menino como diabo, correu um prum lado, outro pra outro e quando retornaram três deles traziam uma galinha carijó presa debaixo do braço.

A mulher encabulado mandou o padre levar as três galinhas. Pedro Frutuoso não falou nada, mas reconheceu ter levado uma tremenda taboca no negocio. Dias depois a mulher, se aprontou toda, botou vestido novo, óleo de coco no cabelo, se penteou, enrolou a imagem numa toalha e disse para o marido: Pedro, eu vou pra missa no Riacho Verde, vou mandar o padre benzer meu santinho.

E Pedro aconselhou: Muié pede pru padre ensinar ele a “pô” que está com um mês que nós perdemos três ovos todo dia.

4 comentários:

  1. Por enquanto estou só sentadão na maior folga nos braços de vovô escutando as lorotas. Mas, quando crescer mais um pouquinho vou botar as unhas de fora e contar as minhas tambem. Estou só chegando. Me aguardem.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Esta homenagem que você faz ao grande amigo Aldenísio é de uma importância grandiosa pelo que ele representa para a nossa história.

    Um poeta fantástico e um declamador dos melhores. Faço jus a homenagem enviando-lhe um afetuoso abraço. A memória da nossa terra agradece.

    Guardemo-lo em nossos corações.

    ResponderExcluir
  3. Morais, justa homenagem ao grande poeta, Aldenisio , ele merece todo o nosso respeito e admiração, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Há uma controvérsia. Apesar de citado por Jose Clementino que fora São Braz, que se passou por São Raimundo - quem assim o fez foi Santo Ambrósio que está no altar ao lado de São Raimundo. O tempo passa, se esvai, e ninguém se interessa em guardar esses fatos relacionados com a religião.

    ResponderExcluir