Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 25 de março de 2011

Casa de taipa.

Casa de taipa - Por João Pedro.

Mes passado estive na fazenda Pitombeira, do meu avô Raimundo Menezes, no municipio do Assaré na companhia do meu pai, do tio Enio, tio Helder, Vovô Raimundo e do meu primo Italo. Foi um fim de semana maravilhoso e inesquecivel. Nesta casa moram os amigos Zuca Cunha, a esposa Nilza e os filhos. A casa mostra a singeleza e humildade daquele gente forte, boa, amiga e de coração grandioso. Ali eu comi a melhor tapioca de minha vida. Ali eu presenciei a vida sendo vivida e compartilhada de forma sublime, pura e humana.

12 comentários:

  1. Fazenda Pitombeira...

    Então João Pedro tá explicado a origem e motivo do nome, Pitombeira.
    A pitamba é uma frutinha deliciosa só que se comer demais entope!

    ResponderExcluir
  2. João Pedro.

    Deus lhe conserve assim, uma criança amorosa, amiga e sempre muito ligada as coisas do campo. Parabens. Lamento não ter ido junto. Da proxima vez não falto. Vou junto, comer queijo até não querer mais.

    ResponderExcluir
  3. Nesta casinha de taipa mora o senhor Zuca Cunha.Tem 85 anos , 28 filhos e muita sapiencia.Muitas viagens que fazemos tem o objetivo so e exclusivamente escutar suas historias.Temos muito o que agradecer a este amigo,vaqueiro,defensor e conselheiro.A fazenda pitombeira não existiria se não fosse a sua presença.Obrigado cumprade zuca como e chamado pelo meu pai.

    ResponderExcluir
  4. João Pedro,

    Você em qualquer ambiente é um menino sábio. Sabe falar de tudo que sente e vê sem pestanejar.
    Admiro muito você e também lhe quero muito bem.

    Beijim,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. João Pedro,já como criança é bom sentir a harmonia e alegria que reina na casinha de taipa.parabens pela sua sensibilidade.

    ResponderExcluir
  6. "ZUCA CUNHA" deve ser uma "personalidade", uma vez que tanto raimundo como joão (filhos de dona toinha) falavam muito a respeito desse senhor e da sua família (da época em que eles viveram no assaré)...se não for pedir d+ "postem uma foto desse senhor"...

    Quanto as CASINHAS DE TAIPA, apesar de apaixonantes, são UM PRATO CHEIO para o barbeiro (ou procotó) transmissor do protozoário que causa a DOENÇAS DE CHAGAS...

    Não sei se no Ceará o barbeiro já foi "extinto" ou "controlado", mas aqui, nas baixa latitudes, ele continua firme e forte...

    ResponderExcluir
  7. Prezado Tom.

    Zuca Cunha tem historia. Vamos preparar uma postagem com foto e parte de sua valorosa biografia como vaqueiro experiente a responsavel. Aguarde.

    ResponderExcluir
  8. Magnolia.

    Parabens pela observação prodigiosa. Os utensilios domesticos brilham de tão limpos que são. Quanto ao moinho, sei não, acho que há um pouco de raiva ou preconceito contra o mimoso. hahahah

    ResponderExcluir
  9. CASA DE TAIPA.
    Para Meneses e João Pedro.

    Minha casinha de taipa
    É o retrato do sertão,
    Na parede tem um quadro
    De Padim Ciço Romão.
    João Pedro muito danado,
    No domingo faz guisado
    Na barraca do oitão.

    Na minha boa casinha
    Tem a paz e a harmonia,
    Possúi a bênção divina
    De Jesus e de Maria.
    Lá mora a minha guerreira,
    Minha fiel companheira
    Pra me fazer companhia.

    Domingo vamos pra missa
    Pagar promessa e rezar,
    Pedimos ao Senhor padre
    Para nos abençoar.
    Passo na venda do Tico,
    Compro pão e pirulito
    Pra João Pedronão chorar.

    ResponderExcluir
  10. João Pedro, se toda criança tivesse o privilégio de "conhecer" uma casinha de taipa, o mundo seria diferente...
    Deus abençõe esse seu coração generoso.

    ResponderExcluir
  11. Posso garantir uma coisa prá vcs:

    NÃO É LEGAL MORAR EM UMA CASA DE TAIPA.

    A imagem da casa de taipa está quase sempre associada à miséria, a fome, a falta de dinheiro...ao morador de "favor". "FULANO DE TAL É MORADOR DE CICRANO...uma espécie de escravo dos tempos modernos"...

    Para as pessoas que PRECISAM morar neste tipo de construção (seja ela própria ou emprestada) significa viver uma experiência aterrorisante, pois alem de abrigarem inúmeros insetos, aracnídeos, cobras, dentre outros animais, há o risco constante de desabamento, por ocasião de chuvas fortes, ventanias, etc.

    e tenham certeza de uma coisa: não é nada romântico uma família inteira ter que se abrigar "embaixo do sóti" enquanto a cosinha, construída em taipa, cai durante a madrugada por ocasião de uma chuva...

    sem contar do ESTIGMA que os membros da família carregarão pelo resto da vida, em função do preconceito de vizinhos, parentes e, sobretudo, dos "coleguinhas das crianças na escola".

    assim, em cada casinha de taipa que aqui vejo lembro perfeitamente da casa onde morava com os meus pais e irmãos caindo, assim como a casa de outros amigos, como a casa onde morava CAIANA (próximo onde mora hoje zé wilton), parte da casa de "zé caboclo" (pai de nelzinho rezador, morador de ANAGÉICA), e a casa de SEU CHIQUIM morador de Sr. Álvaro Cunha e o MAIOR SANFONEIRO DO SANHARÓ.

    ResponderExcluir
  12. Tom vc morou vizinho a Cabolho?pelo visto é do tempo de seu chiquim.

    ResponderExcluir