Gonzaga - Foi em 1945, no antigo Café Belas Artes, na rua Almirante Barroso, onde hoje é a Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro. Ali eu conheci "o baixinho", " o socadinho" como minhas irmãs costumavam dizer. Realmente Humberto era simpático, mas era socadinho. Pescoço curto mas muito insinuante, muito inteligente. Um intelectual de mão cheia.
Foi um notável bacharel e um inconfundível compositor. Ali mesmo, no Belas Artes, cantei o " pé de serra" para ele. A medida que ia cantando Humberto improvisava uma letra, um tipo de monstro, no dizer do grande compositor. Era uma tentativa em busca da quantidade de silabas por linha. Quando terminei a musica ele terminou o monstro. A seguir pediu para que cantasse a musica para que ele pudesse corrigir o monstro.
Ao concluir, a quantidade de silabas estava certa como ele desejava para fazer a letra posteriormente. Não sabendo, realmente, deste detalhe, ao concluir a apresentação do "pé de serra", perguntei entusiasmado: Está boa, mestre? Tire uma copia para mim. Calma, compadre, calma, compadre. Isto aqui é um monstro - uma letra provisoria. Depois trarei a definitiva.
Foi um notável bacharel e um inconfundível compositor. Ali mesmo, no Belas Artes, cantei o " pé de serra" para ele. A medida que ia cantando Humberto improvisava uma letra, um tipo de monstro, no dizer do grande compositor. Era uma tentativa em busca da quantidade de silabas por linha. Quando terminei a musica ele terminou o monstro. A seguir pediu para que cantasse a musica para que ele pudesse corrigir o monstro.
Ao concluir, a quantidade de silabas estava certa como ele desejava para fazer a letra posteriormente. Não sabendo, realmente, deste detalhe, ao concluir a apresentação do "pé de serra", perguntei entusiasmado: Está boa, mestre? Tire uma copia para mim. Calma, compadre, calma, compadre. Isto aqui é um monstro - uma letra provisoria. Depois trarei a definitiva.
Era assim que ele costumava fazer. Muitas vezes passei musicas para ele até pelo telefone. Tudo dava certo depois. Estava longe de imaginar que ele também era um musico. A dupla funcionou tão bem que, tempos depois, ele trazia letra e musica dele e eu assinava a parceria por que achava ser um dever indeclinavel e, caso eu assim não o fizesse, seria uma ofensa ao notável compositor.
Era como Humberto costumava dizer: o difícil, entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, é saber onde começa o musico e onde termina o poeta.
Assum Preto - Uma bela Interpretação.
Era como Humberto costumava dizer: o difícil, entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, é saber onde começa o musico e onde termina o poeta.
Assum Preto - Uma bela Interpretação.
Ainda teremos duas postagem do Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e mais duas com o Jose Clementino. Acompanhe. Voce vai conhecer detalhes da historia do Cantor e dos compositores.
ResponderExcluirAssum Preto:
Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió (bis)
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)
Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus.