Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Historias de varzealegrenses -Antonio Morais

Antão Máximo - do Iputy.

O António Máximo e Emília, do sitio Iputy, como todos fazendeiros abastados não fugiam a regra: tinham uma vontade e um desejo a realizar: ter um filho padre. Assim é que escolheram o filho caçula Antão Máximo para tal fim. Internaram o jovem rapaz no Seminário do Crato, e, de modo que o moço retornou ao Iputy, um ano depois, de ferias, de batina, bem ao estilo da época - coroinha na cabeça e tudo mais que de direito fosse.

Um belo dia, se viu Antão na maior carreira perseguindo um rebanho de jumentas numa quebrada da serra do Farinheiro. Enquanto corria, segurava a batina com uma mão e com a outra afastava as galhadas de ramos do meio da Unha de Gato e da Jurema.

A pouca distancia, Chico Máximo, irmão do seminarista, vendo o que poderia se chamar de sacrilégio perguntou: Antão, onde vai ser a missa? No que Antão respondeu: Onde eu consegui pegar! Ainda bem que Antão reconheceu a falta de vocação para o sacerdócio e desistiu de própria vontade. Não tivemos que ouvi a famosa cantilena: fazes o que digo e não o que eu faço.


Um comentário:

  1. Pelo Seminario de Crato passaram varios varzealegrenses, mas, pelo menos dois não tinham lá tanta vocação: Antão Maximo e Chico Piau. Desistiram para desgosto dos familiares e sorte da igreja.

    ResponderExcluir