Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Historias de José Vieira

José Vieira do Chico foi um dos homens mais inteligente e sábio de nossa terra. Espirituoso e bem humorado, prudente, muito calmo, trabalhador e honesto.

Certa feita uns compradores de garrotes da Paraíba chegaram a Várzea-Alegre e compraram uns animais a José Piau, outros a Menininho Bitu, e, como sobrava espaço no caminhão que transportava, especularam de quem pudesse ter garrotes pra vender. José Vieira tinha uns garrotes muito bons e foi procurado pelos paraibanos.

Do encontro se deu o presente dialogo:

Paraibanos: seu José Vieira, nós gostaríamos de comprar os seus garrotes. Compramos do José Piau e do Menininho Bitu, e, estamos a precisar de completar a carrada.

José Vieira - Não posso vender os meus agora.

Paraibanos - Nós compramos a bom preço e o dinheiro esta escutando a conversa.

José Vieira - Eu não posso vender porque os animais estão numa roça que tem tingui, se mexer eles caiem e morrem.

Paraibanos - Tingui não é problema, nós andamos com uma taboca, se a reis cair agente mete a toboca no fundo, o ar comprimido evacoa e ela fica boa.

José Vieira - Vige como lá é diferente daqui, pois aqui quando a reis cai metem a toboca é no fundo do dono.

Um comentário:

  1. Uma resposta muito inteligente, mas faltou ainda dizer à festa que é realizada na comunidade, pois naquele dia o povo tira a barriga da miséria com a fartura da carne do boi falecido por esse inseticida biológico que causa intoxicação e muitas vezes a morte dos bovinos. Achei muito parecido com os repentes de Raimundo Bitu e Continha, onde uns deles chegou a desafiar e calar o nobre companheiro José André.
    Os Vieiras do Chico são pessoas inteligentes, solidários, bons amigos, e teem serviços prestados em nossa Comunidade Varzealegrese. Aproveito para mandar um abraço extensivo a todos os procedentes, que são membro também de nossos familiares. .

    ResponderExcluir