Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de agosto de 2021

SAUDADE - Postagem do Antônio Morais.



Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e movimentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lagrimas, da angustia, das vésperas de finais de ano. Em fim... do companheirismo vivido.

Em breve cada um vai para o seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar. Quem sabe nos e-mails trocados... Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens.... Passarão dias, meses, anos, até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E isso vai doer tanto... A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente. Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lagrimas nos abraçaremos. Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.

Por fim, cada um vai para o seu lado, para continuar a viver a sua vida isolada do passado. E nos perderemos no tempo mais uma vez. Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixe que a vida passe em branco e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".


3 comentários:

  1. O tempo passa, se esvai, e com a mesma velocidade passa a vida. Estas postagens com desafios e fotografias de pessoas prestimosas aparecem em boa hora e mostram como nos isolamos com o tempo, chegamos a ponto de não nos reconhecermos mais.

    ResponderExcluir
  2. Morais

    Belíssimo texto e valorizado com essa obra prima do Toquinho principal parceiro do Vinicius. Conheci o Toquinho quando trabalhei em uma Banca de Jornais no Morumbi, seu Jornal preferido era Jornal da Tarde. Aliás de Banca só tinha mesmo o nome, era mesmo uma livraria, tanto que hoje pertence a Livraria Siciliano, que hoje pertence ao grupo Saraiva e siciliano, coisas do capitalismo! Toquinho é apelido de infância, seu verdadeiro nome é Antonio Pecci Fiho.

    ResponderExcluir
  3. Um Belo texto, exaltando e chamndo-nos à refletir sobre a vida e para alguns dos melhores dons dela, que são amizade, lembrança e saudade...

    ResponderExcluir